Categorias: Economia

Aberta temporada de cruzeiros em Maceió

Primeiro cruzeiro marítimo será o Melody.

A temporada de cruzeiros marítimos começa na próxima segunda-feira, 9, com a chegada do navio Melody no Porto de Maceió. Até 30 demarço já estão confirmados 58 navios na capital alagoana trazendo cerca de 180mil passageiros e tripulantes. Para garantir uma melhor logística junto aosturistas a Secretaria Municipal de Promoção de Turismo, Indústria e Comércio(Semptur) promoveu nesta quarta-feira, no Porto de Maceió uma reunião com osórgãos da prefeitura e do Estado e com os representantes das agênciasreceptivas, das vans, dos taxistas e dos guias de turismo.

Segundo a secretária da Semptur, Claudia Pessôa, natemporada 2008/2009, a capital alagoana recebeu 31 navios e para esta temporadao número subiu para 58, representando um crescimento de mais de 46% no númerode embarcações. Ainda segundo a secretária uma das novidades este ano é que oPorto de Maceió cedeu um galpão de 1.600 metros quadradospara receber os turistas de cruzeiro, já que o porto não dispõe de um terminalde passageiro.

O galpão está sendo melhorado para comportar oscomerciantes de artesanato e o centro deInformações Turísticas e a novidade este ano é a Associação Brasileira da Indústriade Hotéis (ABIH) que também vai ter um espaço para promover a rede hotelariajuntos aos visitantes.
Segundo o representante da Secretaria de Estado do Turismo,Marcos Pradines, a melhoria do galpão será emergencial para atender osprimeiros navios, mas o governo do Estado já aprovou recursos de R$ 150 milpara realizar as melhorias necessárias para transformar o galpão em ponto deapoio para os turistas.

Na reunião no Porto de Maceió também foram estabelecidasequipes de trabalho por setor para organizar o método de trabalho. ASuperintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) vai realizar umareunião nesta quinta-feira com as agências receptivas, taxistas, vans e guiasde turismo para ordenamento do trânsito e do transporte.

Já a Secretaria Municipal de Controle do Convívio Urbano(SMCCU) vai organizar os artesãos no galpão. O quesito segurança ficou a cargoda Policia Militar, Guarda Portuária e Guarda Municipal e saúde, com ANVISA e VigilânciaMunicipal.

O representante do Porto de Maceió, Clovis Calheiros,esclareceu que todos os Portos do mundo, depois do atentado de 11 de setembro,estão sob legislação internacional que limita o acesso. Neste caso só terãoacesso aos navios as agencias receptivas cadastradas na operadora Irmãos Brito(responsável pelo atracamento dos navios em Maceió) que já venderam os passeiospara os turistas.

Os turistas e tripulantes do navio que não compram passeiodas agências receptivas vão ter um transporte até a segunda guarita do Porto deMaceió onde poderão fazer escolha de van, taxis, ônibus lotação ou até mesmofazer o percurso a pé pela cidade de Maceió.

Para a assessora de Projetos da Semptur, Claudia Paiva, quecoordenou a reunião, Maceió é a bola da vez. “Temos a convicção de que osalagoanos vão dar um show de recepção juntos aos turistas e tripulantes denavios fazendo com que eles retornem a capital alagoana para passar mais de umasemana. Tem turista para todo mundo, só precisamos ordenar as ações para que arecepção alagoana também seja um cartão de visita de Maceió”, disse Paiva.

O representante da agencia receptiva Transamérica Turismo,Alfonso Dacal, informou que o crescimento das vendas de cruzeiros no Estadoimpulsionou que o cruzeiro marítimo Ibero atracasse pela primeira vez no Portode Maceió.