Categorias: Maceió

Simulado do Corpo de Bombeiros alerta população

O simulado consistiu na encenação de situações críticas, como crises convulsivas, engasgos e acidentes, envolvendo integrantes do Corpo de Bombeiros.

Sionelly Leite/Alagoas24horas

Iara Quirino foi uma das primeras pessoas a tentar prestar socorro à vítima

Um simulado realizado na manhã desta sexta-feira, 4, nas principais ruas do Calçadão do Comércio de Maceió, chamou a atenção da população para a atuação do Corpo de Bombeiros. A atividade integra, ainda, as comemorações pelo Dia do Bombeiro, celebrado em 2 de julho.

O simulado consistiu na encenação de situações críticas, como crises convulsivas, engasgos e acidentes, envolvendo integrantes do Corpo de Bombeiros. Segundo o tenente-coronel Nilson, a atividade visa, sobretudo, avaliar a capacidade de resposta da população em situações críticas.

A atividade foi coordenada pela tenente BM Suzuki, do Grupamento de Salvamentos Especiais (GSE) e contou com a participação de integrantes do grupamento à paisana e caracterizados, aproximadamente 10 militares.

Entre as simulações, uma chamou especialmente a atenção dos transeuntes, foi a de um homem em crise de asfixia após engasgo. Dezenas de pessoas se aglomeraram para tentar prestar socorro ao anônimo. Em poucos instantes, uma guarnição motorizada dos Bombeiros chega ao local e a simulação é anunciada.

Neste momento, o aspecto prático da simulação é posto em prática, a população é orientada de que forma pode prestar os primeiros socorros, além de ser instruída a chamar os profissionais capacitados.

Apesar do caráter educativo, as reações são as mais adversas entre as pessoas. Algumas se assustam e até ficam indignadas quando são informadas que a ocorrência não é real, reação considerada normal pelos coordenadores do simulado.

“A área do centro foi escolhida devido ao fluxo intenso de pessoas, além de ser um local onde as ocorrências se dão sistematicamente, por isso a importância da simulação ser o mais realista possível, para que as pessoas possam agir da forma adequada’”, explicou o assessor de comunicação dos Bombeiros, major Ricardo Cruz.

Outro aspecto ressaltado pela tenente Suzuki, diz respeito à capacitação do socorrista. “Em situações críticas, os bombeiros devem ser chamado, mas se alguém souber fazer os primeiros socorros e ajudar a vítima até a chegada da equipe, isso é valido também”, completou.

Ajuda

A reação da consultora de vendas Iara Quirino de Souza, 27 anos, chamou a atenção dos Bombeiros. Enquanto a suposta vítima agonizava no chão, ela foi a primeira pessoa a tentar prestar os primeiros socorros. “Eu fico nervosa, mas meu primeiro instinto é ajudar as pessoas”.