Categorias: Interior

Após meses de transtornos, tráfego ferroviário volta ao normal em Rio Largo

A CBTU concluiu a recuperação do muro de contenção danificado no trecho entre as estações de Gustavo Paiva e Lourenço de Albuquerque.

Danielle Silva/Alagoas24Horas

Estação Ferroviária de Gustavo Paiva

A partir da próxima quarta-feira, 13, os usuários de trem do município de Rio Largo voltarão a dispor do tráfego ferroviário na sua totalidade. A CBTU concluiu a recuperação do muro de contenção – danificado no trecho entre as estações de Gustavo Paiva e Lourenço de Albuquerque -, após desabamento de barreira na localidade conhecida como Volta da Linha.

Durante os meses em que o serviço esteve suspenso, cerca de 1800 usuários precisaram enfrentar mais de três quilômetros a pé até o destino final, em Lourenço de Albuquerque. “Toda a população que depende do trem, sentiu na pele as dificuldades. Muitas vezes, sem dinheiro a gente ia caminhando de Gustavo Paiva até Lourenço, na chuva, no sol quente e só agora a situação foi contornada”, disse Maria de Fátima, que reside na região.

De acordo com Ricardo Pereira, assistente operacional da CBTU, a prefeitura de Rio Largo chegou a disponibilizar o ônibus dos estudantes para fazer o transporte dos usuários de Gustavo Paiva até seus destinos, para evitar mais transtornos. “Os moradores desembarcavam do trem aqui e seguiam de ônibus até Lourenço, mas mesmo assim sem o trem a população foi muito prejudicada”, cometa Pereira.

A CBTU disse, por meio de nota emitida à imprensa, na tarde desta segunda-feira, 11, que “a equipe técnica superou as previsões para o término da obra, e com a realização de 80% do previsto, após minuciosa inspeção dos técnicos e engenheiros da CBTU, o percurso integral de 32 quilômetros foi liberado com toda a segurança para os usuários”.