Categorias: Interior

Instituto de identificação amplia atendimento

Posto foi reaberto no interior do Estado.

Assessoria

Instituto de Identificação de Teotônio Vilela

Uma antiga reivindicação dos moradores da região agreste e da zona da mata de Alagoas foi atendida na manhã desta quinta-feira, 20, na cidade de Teotônio Vilela. Seguindo o plano de gestão em segurança pública da Secretaria de Defesa Social e o cronograma de expansão do Instituto de Identificação no interior do Estado, foi entregue para população local a unidade de emissão de carteira de identidade que atenderá também todas as cidades circunvizinhas.

Com uma nova sede, com mobiliários novos e equipamentos de última geração, como o Lives Can, aparelho de scanner responsável pela captura da impressão digital, o posto que leva o nome do Delegado aposentado e Ex-secretário de Segurança Pública, Dr. Mario Pedro dos Santos, funcionará com seis servidores, em pleno centro da cidade, de segunda a sexta-feira das 7 horas da manhã às 13 horas da tarde, e terá capacidade de atender 1.070 pessoas mensalmente.

A re-implantação, instalação e informatização do posto de identificação de Teotônio Vilela aconteceram através de mais uma parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura local que identificaram na localidade a necessidade urgente de atender a população que por conta da falta de acessibilidade e demora na confecção do documento, saiam muitas vezes para estados vizinhos como Sergipe e Pernambuco, para retirar sua carteira de identidade.

Outro fator determinante para a escolha da cidade de Teotônio Vilela, foi sua centralidade em meio a outras cidades da região e a experiência de um trabalho itinerante feito pelo Instituto de Identificação que em dois dias de trabalho, confeccionou em um posto provisório, 850 carteiras de identidades, ficando ainda mais de 1000 mil pessoas sem serem atendidas.

O sistema utilizado no posto funcionará on-line, interligado ao registro geral do Instituto de Identificação em Maceió, o que facilitará e agilizará a emissão e entrega do documento. Antes, segundo dados do próprio Instituto, o tempo de confecção da carteira de identidade gerava em torno de 45 dias, com o novo sistema, a primeira via sairá em apenas 5 dias, e a 2º via no máximo em até 10 dias.

Para o Diretor Geral do Instituto de Identificação, Delegado Kelman Oliveira, a identificação leva cidadania à sociedade. “Foi visando o bem estar da população e verificando a dificuldade em tirar a carteira de identidade no interior do Estado, que saímos à procura de parcerias com os gestores municipais, para reabrir e construir novos postos de identificação. A partir de hoje a população não precisará se deslocar até Maceió ou Arapiraca, ou até mesmo sair para outro estado vizinho para ter um serviço bom, eficiente, rápido e de qualidade”. Garantiu Kelman.

Kelmam ainda informou que na próxima semana será a cidade de Matriz de Camaragibe que receberá um novo posto de identificação. Ainda este ano as cidades de Delmiro Gouveia, Penedo, Santana do Ipanema e União dos Palmares, também terão seus postos de identificação por serem consideradas cidades pólos do Estado.