Categorias: Polícia

GAP descobre mais um túnel do Cyridião Durval

Durante uma revista minuciosa para apreender materiais lesivos no presídio Cyridião Durval nesta tarde, os agentes do Grupo de Ações Penitenciárias (GAP) descobriram mais um túnel.

Durante uma revista minuciosa para apreender materiais lesivos no presídio Cyridião Durval na tarde desta sexta-feira, 26, os agentes do Grupo de Ações Penitenciárias (GAP) descobriram mais um túnel. Desta vez, a escavação teve início na cela 16 do módulo G-II, com destino ao Conjunto Gama Lins.

“Este túnel foi construído de forma ousada, uma vez que a escavação tinha início por baixo da estante de alvenaria, onde os reeducandos não tinham acesso fácil. Essa descoberta foi possível devido à experiência do GAP, que é um grupamento preparado para este tipo de trabalho”, observou o gerente-geral, capitão André Dias.

Nesta manhã, os agentes encontraram um túnel no módulo G-V, na cela 9 também no Cyridião Durval. A escavação tinha aproximadamente dois metros de comprimento. O túnel estava sendo construído entre as camas da cela e seguia com destino a parte de trás do presídio. A areia estava sendo armazenada em sacos feitos com leçóis.

Com as descobertas, os agentes conseguiram abortar duas fugas que estavam programadas há 10 dias. “Esta é a primeira revista geral e minuciosa que fazemos no Cyridião desde a última greve dos agentes, iniciada no começo do mês. Acreditamos que os detentos estavam programando a fuga há mais de dez dias, uma vez que os trabalhos de revista nas unidades não estão sendo realizados por conta da greve”, disse o capitão.

As celas onde os túneis foram encontrados estão sendo interditadas e serão fechadas com concreto pelo departamento de engenharia da Intendência Geral do Sistema Penitenciário (Igesp).