Governador diz que até trabalho dos adversários contribuiu.
O governador de Alagoas, Teotonio Vilela Filho (PSDB), enalteceu as parcerias em sua última entrevista coletiva no ano de 2008. Para o chefe do Executivo, o Governo do Estado só conseguiu andar, recuperar a credibilidade e garantir investimentos para a segunda etapa de seu mandato por ter contado com parceiros importantes. Entre estes, Vilela ressaltou o papel da bancada federal em Brasília e do parlamento alagoano, na Assembléia Legislativa do Estado.
Até os adversários políticos, como o senador Fernando Collor de Mello (PTB), foram citados nominalmente pelo governador Teotonio Vilela. De acordo com ele, o clima de apartidarismo e o pensamento voltado a trazer recursos para Alagoas. “A bancada federal foi e tem sido importante para garantir que Alagoas se desenvolve e retome os trilhos da federação”, salientou Vilela. O governador disse ainda que criou uma relação afetiva com o presidente Luis Inácio Lula da Silva (PT), depois que teve as “portas do Palácio do Planalto” abertas pelo parceiro e senador Renan Calheiros (PMDB).
“A bancada federal tem sido fundamental na articulação com o presidente Lula. Ela é unânime e favorável ao Governo do Estado, nos projetos para o desenvolvimento. Agradeço o esforço de todos para o Estado de Alagoas”, salientou. O deputado federal Augusto Farias (PTB) falou em nome da bancada federal e colocou que “a bandeira dos deputados federais tem sido Alagoas e não dos partidos”.
“Nunca se teve uma bancada 100% apoio ao Lula e isto tem facilitado as coisas em Brasília, porque tem garantido verbas para emendas diante de projetos que nascem de forma competente. Antes tínhamos problemas de trazer verbas por ausência de projeto. Apesar da crise que vivemos, acredito que Alagoas, em 2009, terá dias melhores”, salientou Augusto Farias. O parlamentar revelou ainda que 87 municípios alagoanos se encontram com Cauc negativo, o que – segundo Farias – dificulta as políticas de atração de desenvolvimento.
Na entrevista concedida à imprensa, durante uma assinatura de Ordem de Serviço, Teotonio Vilela Filho conseguiu reunir grande parte da bancada federal: Augusto Farias (PTB), Carlos Alberto Canuto (PMDB), Joaquim Beltrão (PMDB) e Givaldo Carimbão (PSB). Pelo menos dois destes – Augusto Farias e Carimbão – possuem uma relação direta com o prefeito de Maceió, Cícero Almeida (PP), adversário de Vilela. Porém, isto não impediu de Vilela agradecer o trabalho realizado até pelo deputado federal Benedito de Lira (PP), correligionário e maior aliado do prefeito.