Categorias: Interior

Operação leva água a dez municípios; 32 estão em situação de emergência

Os municípios contemplados pelo programa do Governo Federal são Água Branca, Canapi, Carneiros, Inhapi, Mata Grande, Olho d’Água do Casado, Pão de Açúcar, Poço das Trincheiras, Santana do Ipanema e Senador Rui Palmeira.

“Água com cultura” é o slogan da Operação carro-pipa, que distribuirá água a dez municípios alagoanos, a partir desta terça-feira. Os trabalhos serão feitos por cerca de 35 pipeiros cadastrados pelo 59º Batalhão da Infantaria Motorizada.

De acordo com o coordenador da operação, o capitão Márcio Costa, o cadastro ainda está sendo feito, em Santana do Ipanema. “Temos 20 pipeiros e esperamos cadastrar pelo menos outros 15 no interior. Mesmo assim, o abastecimento dos municípios começa amanhã”, garantiu o capitão.

Os municípios contemplados pelo programa do Governo Federal são Água Branca, Canapi, Carneiros, Inhapi, Mata Grande, Olho d’Água do Casado, Pão de Açúcar, Poço das Trincheiras, Santana do Ipanema e Senador Rui Palmeira.

“Os pipeiros pegarão a água em dois mananciais da Casal, em Olho d’Água das Flores e Delmiro Gouveia. Depois, eles seguem para os povoados nos municípios. Lá eles são fiscalizados por equipes do Exército, pela população e pelo responsável do município, que precisa assinar um documento depois que a água for distribuída”, explicou o responsável pela operação.

Água com cultura

Neste ano, o slogan da operação é “Água com Cultura”. Segundo o capitão Márcio Costa, além da água, os municípios poderão ver apresentações de bandas de música, palestras educativas e outras atividades culturais.

“Nós mantivemos contato com equipes da Polícia Federal, que falarão sobre drogas, e também estamos vendo outras atividades. Amanhã começamos os trabalhos e, a partir da próxima semana, começamos a parte cultural”, afirmou o coordenador da Operação carro-pipa.

Situação de Emergência

De acordo com a Coordenação de Defesa Civil de Alagoas, atualmente, 32 municípios do Estado decretou situação de emergência devido à falta de chuva.

Os dez primeiros que decretaram a situação de emergência já foram reconhecidos pelo Governo Federal e receberão água na Operação carro-pipa. Outros 18 estão em fase de análise, em Brasília.

Na semana passada, outros quatro municípios – Belo Monte, Olivença, Minador do Negrão e Girau do Ponciano – tiveram a situação de emergência homologada pelo Governo Estadual e, extra-oficialmente, os técnicos da Defesa Civil tiveram o contato de mais dois municípios – Monteirópolis e Quebrangulo – que também devem pedir ajuda do Governo Federal para diminuir os problemas com a seca.