Categorias: Interior

AMA apresenta resultados do programa Selo Unicef

Chegou a vez dos municípios alagoanos conhecerem as novidades do programa Selo Unicef 2007 que já foi apresentado em várias capitais brasileiras.

Valderi Melo

Jarbas Omena convoca prefeitos para reunião de segunda na AMA

Chegou a vez dos municípios alagoanos conhecerem as novidades do programa Selo Unicef 2007 que já foi apresentado em várias capitais brasileiras. Na segunda-feira, dia 21, a Associação dos MUnicípios Alagoanos (AMA), o governo do Estado, o Unicef e o Ministério Público estadual se reúnem para conhecer os resultados de dois anos de implementação do projeto no semi-árido brasileiro.

Em um período de apenas dois anos, mais de mil municípios do semi-árido reduziram em 14,4% o índice de mortalidade infantil (a média nacional foi reduzida em 6,2% no mesmo período) e o índice de desnutrição de crianças de até dois anos baixou de 9,2% para 6,8%. Houve aumento nos índices de atendimento pré-natal e no número de crianças de quatro a seis anos com acesso à pré-escola e melhoria nos índices de crianças freqüentando a série adequada a sua idade.

A iniciativa do Unicef, que começou pelo Ceará, se expandiu para outros estados, entre eles Alagoas, e passou a ser uma das principais ferramentas de mobilização do pacto "Um mundo para as crianças e adolescentes do semi-árido" para fazer valer os direitos da infância e da adolescência. Ano passado 46 município alagoanos participaram da seleção.

O presidente da AMA, Jarbas Omena Filho, que está estimulando a participação das cidades, avalia, como o Unicef, que uma das tarefas mais importantes da humanidade deve ser a de assegurar à crianças e adolescentes um espaço de cidadania. Esta busca consiste na criação de um modelo de município, disposto a colocar em prática um conjunto de ações voltadas à melhoria da qualidade de vida e a construção dos direitos de cidadania de crianças e adolescentes.

O Selo Unicef – Município Aprovado é um reconhecimento internacional que o município pode conquistar pelo resultado dos seus esforços na melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes.