Categorias: Política

Governador do Maranhão emprega 23 parentes

O governador do Maranhão, Jackson Lago (PDT), emprega 23 parentes e contraparentes na administração do Estado.

O governador do Maranhão, Jackson Lago (PDT), emprega 23 parentes e contraparentes na administração do Estado. Esta seria a maior rede de nepotismo do País. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Entre os parentes do governador, estariam dois irmãos, quatro sobrinhos, três primos e um genro. A primeira-dama, Maria Clay Moreira Lago, ocupa o cargo de secretária particular do governador e tem dois irmãos, seis sobrinhos e dois primos empregados no Estado.

Anderson Lago, primo do governador escolhido para o cargo de chefe da Casa Civil, tem pelo menos dois sobrinhos trabalhando no governo.

Depois do Maranhão, os Estados que mais empregariam parentes dos governadores seriam o Pará, com sete pessoas relacionadas a Ana Júlia Carepa (PT), e o Paraná, que abrigaria seis parentes de Roberto Requião (PMDB).

A Operação Navalha, deflagrada na quinta-feira com o objetivo de desarticular um esquema de desvio de recursos para obras públicas, prendeu, no Maranhão, dois sobrinhos do governador.

Além deles, foram o ex-governador José Reinaldo Carneiro Tavares, o secretário de Infra-estrutura, Ney de Barros Bello, o fiscal de obras Sebastião José Pinheiro Franco, além de lobistas e engenheiros.

A prisão de Jackson Lago havia sido pedida pelo procurador-geral da República, Antônio Fernando de Souza, junto com os demais acusados de envolvimento com a organização desmembrada pela operação, mas a prisão do governador foi negada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).