Categorias: Saúde

Macário empossa Conselho Gestor de Saúde em Riacho Doce

O secretário Municipal de Saúde, João Macário empossou hoje, em Riacho Doce, o novo conselho gestor da Unidade de Saúde daquela região.

Alagoas24horas

Unidade de Saúde que teve Conselho Gestor renovado, em Richo Doce

O secretário Municipal de Saúde, João Macário, empossou hoje, em Riacho Doce, o novo conselho gestor da Unidade de Saúde daquela região. O conselho é formado por oito pessoas, sendo duas da administração municipal, dois funcionários da unidade e quatro pessoas da comunidade de Riacho Doce.

O conselho não tem poder administrativo, mas serve para aproximar a população do órgão, capacitando-a para dar sugestões e se envolver com os problemas que, muitas vezes, podem ser resolvidos na própria Unidade de Saúde, sem que seja preciso acionar a Secretaria Municipal de Saúde.

“Estamos trabalhando pelo controle social. A participação da população, numa gestão participativa, faz-se necessário e aparece com diferncial, nas decisões da Prefeitura. A comunidade tem a obrigação de acompanhar sucessos, apontar problemas e sugerir soluções na comunidade”, comenta Macário.

Este é o 8° Conselho Gestor a ser empossado este ano. “Estive presente em todas as posses. Este é um compromisso com a sociedade”, afirmou o secretário. “Outra preocupação é implantar a saúde preventiva da família, com médicos indo até as pessoas. Só nesta unidade são 1.800 famílias sendo atendidas”, complementou.

“Isto é pouco, mas ampliaremos as equipes nas áreas mais distantes. Com o passar do tempo sanaremos todos os problemas. Com os conselhos gestores, cerca de 80% dos problemas dos postos de saúde são resolvidos de forma mais eficaz e rápida”, finalizou.