Categorias: Interior

Funcred e Banco do Cidadão entregam certificados a 61 artesãos de Japaratinga

Os 61 artesãos de Japaratinga, que participam do curso de capacitação promovido pelo Fundo de Microcrédito do Governo do Estado (Funcred), em parceria com o Banco do Cidadão, receberam os certificados hoje, no Hotel Bitingui.

Os 61 artesãos de Japaratinga, que participam do curso de capacitação promovido pelo Fundo de Microcrédito do Governo do Estado (Funcred), em parceria com o Banco do Cidadão, receberam os certificados hoje, no Hotel Bitingui.

A solenidade, que também faz parte das comemorações da emancipação política do município, contou com a presença do secretário de Governo, Pedro Alves, representando o governador em exercício, Luis Abílio; da secretária gestora do Funcred, Genilda Leão; do prefeito de Japaratinga, Bruno Loureiro, entre outras autoridades.

Durante o curso, os artesãos aprenderam formas de agregar valor ao artesanato confeccionado a partir de reciclagem, serigrafia e crochê, além de cortinas e móbiles com emborrachados e miçangas, utilizando design moderno e acabamento de qualidade, tornando produtos competitivos, capazes de atender as exigências do mercado turístico.

Japaratinga foi o terceiro município do litoral Norte atendido pelo projeto “O que é que o litoral Norte faz?”, desenvolvido com recursos do Funcred. Antes, foram beneficiados os municípios de Passo do Camaragibe e São Miguel dos Milagres. As próximas etapas serão em Porto de Pedras e Maragogi.

Concluída a qualificação, os artesãos serão capacitados em gestão de negócios, associativismo e cooperativismo, graças à parceria firmada com o Sebrae, a Seplan e o Programa de Arranjos Produtivos Locais (APLs). Por último, um agente de crédito do Banco do Cidadão dará explicações sobre concessão de crédito e linhas de financiamento. A idéia é orientar os artesãos sobre a melhor forma de investir em pequenos empreendimentos e na abertura de primeiro negócio, como forma de melhorar a renda familiar e gerar emprego.

“A nossa preocupação é capacitar os artesãos para que possam desenvolver uma atividade econômica que tenha sustentabilidade”, afirmou Genilda Leão. “Para ser um empreendedor não basta saber fazer o produto. “É preciso que o artesão tenha conhecimento de gestão de negócio, associativismo, cooperativismo e, sobretudo, tenha acesso ao crédito”, destacou.