Categorias: Brasil

Funcionários do BC decidem parar por 24 horas no dia 18

Os funcionários do Banco Central decidiram que no próximo dia 18 irão realizar uma "paralisação de advertência" de 24 horas.

Brasília (DF) – Os funcionários do Banco Central decidiram que no próximo dia 18 irão realizar uma "paralisação de advertência" de 24 horas. A decisão foi tomada em assembléias realizadas nas dez regionais do país. As assembléias ocorreram durante paralisações parciais que duraram de duas a três horas.

Os funcionários do BC reivindicam um reajuste de 57,64% – índice que se refere à inflação acumulada de junho de 1998 a 2002 (31,13%); reposição de 15% do período de 2003 a 2004; e reposição das perdas salariais, objeto dos 13 compromissos do governo na campanha eleitoral de 2002. A categoria quer que a incorporação de tudo isso seja retroativo a abril de 2005. Além disso, os servidores querem reajustes das diárias de viagem e do vale alimentação.

Segundo o presidente do Sinal (Sindicato dos Funcionários do Banco Central), David Falcão, a adesão hoje foi de cerca de 70% e o departamento mais afetado foi o de meio circulante responsável, entre outras coisas, pela distribuição de dinheiro aos bancos. O mesmo deve ocorrer no dia 18, mas Falcão acredita que a população não deve ser atingida já que a greve irá durar apenas um dia. No entanto, a categoria está disposta a parar por mais dias se não houver avanços na negociação.

A campanha salarial de 2005 foi definida em assembléia geral nacional em abril e a pauta de reivindicações entregue no dia 2 de junho. De acordo com o sindicalista, houve apenas uma reunião entre o BC e os funcionários, no dia 30 de junho, mas não houve acordo. A proposta do governo foi um reajuste de 0,1%. "Não dá para conversar nesses termos", disse Falcão. No país existem 4.700 servidores do BC.