Categorias: Brasil

Porgrama Banco de Alimentos prorroga inscrições

Os municípios interessados em participar do Programa Banco de Alimentos do Ministério do desenvolvimento Social e Combate à Fome ganharam mais tempo para enviar a documentação.

Os municípios interessados em participar do Programa Banco de Alimentos do Ministério do desenvolvimento Social e Combate à Fome ganharam mais tempo para enviar a documentação. O prazo que venceria na última sexta-feira foi adiado para 24 de agosto. Podem participar da seleção municípios com mais de 50 mil habitantes ou organizações sem fins lucrativos.

Os bancos de alimentos recebem e distribuem doações vindas de restaurantes, de redes de supermercados, centrais de abastecimento, agricultores e da comunidade. O alimento recolhido é distribuído gratuitamente para entidades assistenciais como creches, orfanatos e asilos, por exemplo.

De acordo com a coordenadora geral de Alimentação e Nutrição da secretaria de Segurança Alimentar do MDS, Fátima Cassanti, na primeira fase é necessário apenas preencher os documentos manifestando o interesse em participar do programa. "É fundamental que sejam preenchidos os anexos do edital porque através das respostas desses questionários é que os municípios e demais manifestantes serão selecionados", explicou.

Fátima Cassanti esclarece ainda que até o dia 21 de outubro as propostas terão que ser encaminhadas pelos inscritos e logo em seguida será feita a assinatura do contrato para o repasse dos recursos. Os documentos estão disponíveis para o preenchimento no endereço eletrônico www.mds.gov.br.

O governo deve destinar mais de R$ 4,5 milhões para financiar projetos de instalação, ampliação e modernização dos Bancos de Alimentos. Os classificados serão conhecidos no dia 6 de setembro. A classificação dos participantes será por meio de questões como a densidade demográfica, o percentual de pessoas atendidas pelo Bolsa Família e a existência de outros projetos do Fome Zero como: restaurantes populares, cozinhas comunitárias, compra direta local da agricultura familiar.