Categorias: Educação

Sai resultado final de concurso para professor da rede estadual

Os aprovados devem agora aguardar a homologação do certame pelo governador Ronaldo Lessa, o que deve acontecer após a finalização das etapas. Só então será dado início às nomeações.

Os candidatos às vagas de professor oferecidas pelo Concurso Público da Secretaria Executiva de Educação (SEE) já podem conferir a sua colocação. O resultado final foi publicado hoje no Diário Oficial do Estado.

A edição também traz o resultado dos recursos impetrados pelos concorrentes que julgaram equivocada a avaliação da prova de títulos, cujo resultado foi publicado no dia 10 deste mês.

Segundo o presidente da Comissão do Concurso, Marcelo Casado, os aprovados devem agora aguardar a homologação do certame pelo governador Ronaldo Lessa, o que deve acontecer após a finalização das etapas. Só então será dado início às nomeações.

“Quem ficou nas primeiras colocações e está entre as vagas anunciadas no edital, terá sua convocação garantida. Já aqueles que obtiveram a nota de classificação irão compor a reserva técnica, podendo ser chamado caso surja carência”, explica Marcelo Casado. O concurso tem validade de dois anos, podendo ser prorrogado por mais dois.

Agora, a única tarefa a ser cumprida pelos candidatos aprovados é aguardar. No ato da nomeação pelo Diário Oficial do Estado, será enviada uma carta aos novos funcionários públicos, ao endereço fornecido na ficha de inscrição. A correspondência indica data e local para entrega dos documentos necessários e informa quais são esses documentos.

Números

O concurso da Educação mobilizou mais de 72 mil candidatos, que concorreram às 6.523 vagas disponibilizadas para 36 cargos distribuídos nos níveis elementar, médio e superior, em 98 municípios do Estado.

Para o secretário Maurício Quintella, o resultado foi positivo. “Esperamos suprir a carência de profissionais em praticamente todas as áreas, embora o número de candidatos para professor em exatas ainda ser insuficiente, mas vamos buscar alternativas junto aos órgãos jurídicos competentes para sanar esse problema”.

De acordo com Quintella, a carência desses profissionais não acontece só em Alagoas, mas em todo o País. Mas há perspectiva de abertura de novas vagas para os cursos oferecidos pela Ufal na área. “Recentemente fizemos uma parceria com a Fundação Universitária do Estado de Alagoas (Funesa), para instalação de uma nova sede da instituição em Delmiro Gouveia.

Entre os cursos oferecidos estão o de física e o de química. Além disso, promovemos o projeto de incentivo à docência, que prepara alunos da rede pública estadual para o vestibular nos cursos de exatas. Os aprovados são contemplados com bolsas de estudo”, lembra.