Categorias: Maceió

Conferência discutirá políticas culturais para Alagoas

a Secretaria Executiva de Cultura realiza a I Conferência Estadual de Cultura. O evento, apoiado pelo Ministério da Cultura, será realizado nos dias 22 e 23 deste mês no Centro de Convenções, em Jaraguá.

Para viabilizar a inclusão de Alagoas no Sistema Nacional da Cultura, a Secretaria Executiva de Cultura realiza a I Conferência Estadual de Cultura. O evento, apoiado pelo Ministério da Cultura, será realizado nos dias 22 e 23 deste mês no Centro de Convenções, em Jaraguá.

Alagoas está entre os 18 estados brasileiros que assinaram um pacto para implantar o Sistema Nacional da Cultura, cujo principal “objetivo é trabalhar políticas culturais com a participação não apenas dos governos municipais, estaduais e federal, mas também com entidades da sociedade civil organizada. É uma forma de democratizar as ações culturais”, conforme explica o secretário executivo de Cultura Eduardo Bomfim.

A conferência estadual é resultado das conferências municipais e intermunicipais realizadas durante o mês de outubro nas cidades de Maceió, Penedo, Coruripe, Marechal Deodoro, Arapiraca e Delmiro Gouveia, mas com abrangência em todo Estado e a participação aproximada de quatro mil pessoas.

“Nestes encontros a política pública cultural foi pensada e trabalhada em cada região, havendo a necessidade de um encontro estadual para proporcionar a interação entre as propostas e consolidar as ações planejadas”, ressalta Bomfim.

Eixos temáticos

Durante o encontro serão discutidos assuntos relacionados aos temas Gestão pública da cultura; Cultura é direito e cidadania; Economia da cultura; Patrimônio cultural e Comunicação é cultura. Do debate desses eixos temáticos surgirá um plano cultural a ser apresentado pela delegação alagoana na Conferência Nacional de Cultura, entre os dias 13 e 16 de dezembro, em Brasília.

A escolha dos membros da delegação ocorrerá na conferência estadual, onde serão eleitos 36 delegados, sendo 30 eleitos da sociedade civil e seis gestores públicos. As inscrições para a conferência são gratuitas, podendo ser feitas na Secretaria Executiva de Cultura, em Maceió, e nos municípios sedes das regiões do Agreste (Arapiraca), Sertão (Delmiro Gouveia), Central Coruripe), Centro-metropolitana e Litoral Norte (Marechal Deodoro) e na cidade de Penedo. Informações pelo número 3315.1911.