Categorias: Esporte

Flu perde para Juventude e vê a Libertadores se distanciar

A equipe carioca não conseguiu segurar a vantagem no placar e perder por 2 x 1 para o Alviverde gaúcho

O Fluminense perdeu neste domingo para o Juventude pelo placar de 2 x 1. A equipe carioca até saiu a frente no placar, mas não conseguiu segurar a vantagem. Com o resultado, o time de Abel Braga permaneceu com 61 pontos e se afastou da meta que é uma vaga para a Libertadores. O Juventude, com a vitória, quebrou um jejum de um mês sem vencer na casa do adversáiro.

O Fluminense permanece em quarto na tabela e encerra a última rodada do Brasileiro jogando em São Paulo, contra o Palmeiras, no Palestra Itália. A partida que vai definir o clube que irá à Libertadores. Os gaúchos do Juventude, que ainda almejam a Sul-Americana receberão o Atlético-MG, já sem chances de permanecer na Série A.

Pelo gol que saiu nos minutos iniciais de partida, o primeiro tempo do jogo prometia ser movimentado. Após cobrança de falta de Petkovic, Gabriel Santos se adiantou a marcação e, de cabeça, logo aos dois minutos, abriu o placar para o Fluminense.

O Juventude sentiu o gol sofrido e deu espaço para que a equipe carioca continuasse atacando. A pressão do Fluminense, que jogava com muita velocidade, obrigou os gaúchos a recuarem. Apesar disso, os jogadores do Tricolor eram marcados de perto pelos adversários.

A primeira boa chance do Alviverde aconteceu somente aos 23 minutos de bola rolando. Juliano subiu pela direita do ataque e finalizou com perigo para o gol de Kleber. A partir desse momento, os comandados de Hélio dos Anjos, conseguiram equilibrar a partida e, adiantando a marcação, passaram a neutralizar os ataques do Fluminense.

Nos minutos finais da primeira etapa, as duas equipes ainda tiveram algumas chances de mexer no placar, porém, sem sucesso. Numa jogada trabalhada com Petkovic e Gabriel, o atacante Tuta recebeu a bola, mas finalizou mal. Do outro lado, foi a vez de Enílton tentar de cabeça à esquerda do gol fluminense.

Assim como no início do jogo, o segundo gol da partida também saiu aos 2 minutos. Porém, desta vez, para o Juventude. O meia Caíco sofreu falta na entrada da grande área. Em cobrança de falta ensaiada, o próprio jogador bateu forte com a bola entrando à direita do gol de Kleber.

Mais ofensivo nesta segunda etapa, o Juventude mostrava-se estar mais próximo do segundo gol. E, assim foi. Aos 13 minutos, Roger, pela esquerda do ataque, cruzou para a pequena área. Enílton, livre de marcação, subiu e cabeceou para o gol fluminense. A virada no placar desestabilizou a equipe carioca que passou a errar muitos passes e a finalizar sem perigo.

Com o resultado, o Fluminense caía para quinto lugar e, com isso, se afastava da Libertadores. Para evitar o distanciamento, os jogadores do Tricolor buscavam se desvencilhar da marcação do Juventude. Aos 24min uma boa chance para os cariocas, novamente com Petkovic. Desta vez, o meia sérvio ficou com a sobra de uma bola na grande área e chutou uma bomba, que explodiu no travessão.

Na reta final da partida, a equipe carioca bem que tentava empatar o jogo, mas seguia perdendo muitas chances de gol, em finalizações fracas e sem perigo. Em compensação, do outro lado, o Juventude mostrava que poderia ampliar o placar. Com Enílton e Juliano, numa seqüência de chutes, os gaúchos obrigaram o goleiro Kleber a fazer duas defesas importantes.

No último suspiro, Adriano Magrão teve uma boa chance para igualar o placar. Num bate-rebate na área, os jogadores do Fluminense reclamaram que a bola teria entrado, fato que não foi assinalado pelo árbitro auxiliar, nem por Paulo Godoy, que ainda aplicou um cartão amarelo ao meia Petkovic que reclamou do lance.

FLUMINENSE 1 x 2 JUVENTUDE

Fluminense
Kleber; Gabriel Santos, Milton do Ó e Igor (Preto Casagrande); Gabriel, Arouca, Romeu (Adriano Magrão), Petkovic e Juan; Leandro (Beto) e Tuta.
Técnico: Abel Braga

Juventude
Rafael; Índio, Antônio Carlos e Marcão; Juliano (Magal), Ramalho, Wellington Monteiro (Daniel), Caíco e Roger; Enílton e Marcelinho (Josiel).
Técnico: Hélio dos Anjos

Data: 27/11/05 (domingo)
Horário: 16 horas
Local: São Januário, Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Paulo Henrique de Godoy Bezerra (SC)
Assistentes: Vayran Rosa (SC) e Alcides Pazetto (SC)
Cartões amarelos: Milton do Ó, Petkovic (Fluminense); Marcão, Wellington Monteiro (Juventude)
Gols: Gabriel Santos, aos 2 minutos do primeiro tempo. Caíco, aos 2 min; Enílton, aos 13 min do segundo tempo.