Categorias: Educação

Mec não negocia e professores mantêm greve

Em greve há 87 dias, professores da Universidade de Brasília (UnB) realizaram mais uma assembléia hoje. E decidiram pela permanência da paralisação. Em Alagoas a situação é igual a dos professores do distrito federal. Em assembléia realizada na última terça-feira, decidiram continuar com a greve, pelo menos até a próxima semana, quando realizam nova assembléia na reitoria, afim de rever as estratégias de negociação.

Em greve há 87 dias, professores da Universidade de Brasília (UnB) realizaram mais uma assembléia hoje. E decidiram pela permanência da paralisação. Foram 66 votos a favor pela continuidade do movimento, nove contra e três abstenções. Os grevistas dizem que a responsabilidade pelo término do movimento é do governo. O Ministério da Educação (MEC), entretanto, encerrou as negociações com a categoria há mais de uma semana.

Após a assembléia, professores da universidade decidiram atuar em outra frente. Eles pretendem elaborar um projeto de lei com as reivindicações da categoria, que seria enviado ao Congresso Nacional. A intenção é levar a proposta para a próxima reunião do Comando Nacional de Greve, amanhã, em Brasília.

O presidente da Associação dos Docentes da UnB (AdUnB), Rodrigo Dantas, voltou a criticar a postura do governo. “O movimento desgasta os professores e os alunos, mas é a única forma que temos para buscar nossos direitos”, afirmou.

Ele revelou que a Associação Nacional dos Docentes de Ensino Superior (Andes) protocolou hoje no Palácio do Planalto manifesto com a assinatura de 71 senadores e 230 deputados. O documento pede que as negociações entre o MEC e a categoria sejam restabelecidas.

O projeto que será enviado pelo governo ao Congresso Nacional, e que é rejeitado pelos professores, está no Ministério do Planejamento. O departamento jurídico do órgão está analisando a proposta.

Alagoas

Em Alagoas a situação é igual a dos professores do distrito federal. Em assembléia realizada na última terça-feira, decidiram continuar com a greve, pelo menos até a próxima semana, quando realizam nova assembléia na reitoria, afim de rever as estratégias de negociação.