Categorias: Mundo

Seguidores de Morales comemoram com muito barulho na Bolívia

Agora, população boliviana aguarda a renovação do congresso e anúncio do novo presidente

Seguidores de Evo Morales se reuniram na noite de domingo na sede sindical dos produtores de coca em Cochabamba para festejar dançando e cantando a vitória do líder indígena na eleição presidencial da Bolívia.

O candidato, que pediu para esperar os resultados oficiais da votação antes de se proclamar presidente eleito, afirmou que a Bolívia estava diante do início de uma "nova história de igualdade e justiça social".

"Evo agora é o nosso presidente, Evo está conosco, é um verdadeiro homem do povo", afirmou Estela Martínez, governanta que chegou à sede dos cocaleiros junto com vários membros de sua família.

Ela e quase 2.000 pessoas que ouviram o discurso da vitória de Morales tiveram que caminhar — em alguns casos vários quilômetros — para participar da festa, já que o tráfego de veículos foi proibido durante as eleições.

"O triunfo de Evo é uma reivindicação, a gente está se salvando de tanta politicagem. Houve uma mudança clara", afirmou José, um homem de 38 anos que chegou à celebração acompanhado por seu filho de 7 anos.

"Mas a direita vai se unir contra (ele)", advertiu em meio a um ensurdecedor grito de "Evo Presidente!", entoado pela multidão.

Em La Paz, várias centenas de militantes do Movimento ao Socialismo, o partido de Morales, reuniram-se no escritório de campanha para comemorar com o candidato a vice-presidente Alvaro García.