Categorias: Interior Política

Aftosa será discutida em conjunto pelos governos de AL e PE

O governo de Pernambuco vai enviar técnicos a Alagoas, no próximo dia 30, a fim de apresentar, para os técnicos da secretaria de Agricultura e da recém-criada Agência de Defesa Agropecuária do Estado (Adeal). Na reunião, serão discutidos os caminhos encontrados pelo vizinho Estado para mudar sua classificação junto ao Ministério da Agricultura quanto ao controle da febre aftosa.

A decisão sobre a reunião dos representantes dos dois Estados foi definida agora há pouco, após uma reunião entre os pecuaristas alagoanos, juntamente com o secretário de Agricultura de Alagoas, Kléber Torres, presidente da Adeal, Hibernon Cavalcante, e o vice-presidente da Assembléia Legislativa (ALE), deputado Francisco Tenório (PMN), interlocutor do encontro.
O encontro, marcado para o plenário da ALE, ainda não tem horário definido, pois está sendoa aguardada a participação do secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Gabriel Alves Maciel.
O governo de Pernambuco conseguiu mudar sua classificação quanto ao controle da aftosa e passou de zona de risco desconhecido, mesma classificação de Alagoas, para zona de médio risco. Por este motivo, no próximo dia 27, deve ser colocada em vigor uma portaria restringindo o trânsito de animais, carne, leite e derivados oriundos de estados sem a devida certificação.