Categorias: Maceió

Nelson da Rabeca vai tocar na Noruega

Aos 74 anos de idade, pai de doze filhos e tantos netos que ele se confunde nas contas, Nelson dos Santos, hoje da Rabeca, se prepara para sua primeira apresentação fora do Brasil.

Aos 74 anos de idade, pai de doze filhos e tantos netos que ele se confunde nas contas, Nelson dos Santos se prepara para sua primeira apresentação fora do Brasil – ele vai se apresentar na Noruega, este ano; é a sua primeira apresentação fora do País.

Natural de Joaquim Gomes, mudou-se para Marechal Deodoro e até os 54 anos de idade era o Nelson dos Santos, cortador de cana. Um dia assistiu pela televisão do vizinho a apresentação de um violonista e decidiu trocar a sanfona, instrumento que não conseguiu dominar, “por um violãozinho daquele”.

Sua história

Nelson é protagonista de uma história sui-generis na música; aprendeu a tocar aos 54 anos de idade.Ele mesmo fez o instrumento; foi à mata e cortou uma jaqueira. Mas, no lugar de tocá-lo da forma original, tocou-o com afinação e forma diferente. Nelson passou a fabricar rabecas e incorporou o nome ao instrumento, depois de ter vendido um exemplar para o empresário Beto Carreiro, que estava de férias na Praia do Francês.

-“Eu saía vendendo rabecas pela Praia do Francês e um dia encontrei com o Beto Carreiro, que eu nem sabia que era um homem famoso. Ele me chamou, perguntou quanto custava o a rabeca e comprou logo duas. Isso foi em 1994. Ele me incentivou a fabricar rabecas e eu não parei mais. Perdi a conta de quantas já fiz e vendi. E aí passei a ser conhecido como Nelson da Rabeca”, contou orgulhoso.

Internacional

Depois de se apresentar em Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre, Salvador, Recife e Fortaleza, Nelson está se preparando para sua primeira viagem internacional; seu show na Noruega está praticamente acertado para o segundo semestre do ano. “Meu empresário está cuidando de tudo”, diz eufórico.

Nelson vai viajar acompanhado de dona Benedita, a esposa inseparável e parceira, para quem dedicou seu último trabalho – o CD “Segredo das Árvores”. E dos tempos de amargura, quando sobrevivia sacrificado cortando cana-de-açúcar, não há mais nenhuma referência.

-“Hoje eu tenho uma casa boa, televisão e comprei um carro (Gol); não comprei zero quilômetro porque não quis. A rabeca me deu tudo isso e agradeço a Deus, à minha mulher, meus filhos, meu empresário e o público que me aplaude e paga para me ouvir”, reconhece.