Categorias: Educação

Resultados do Enem são colocados na internet

Os alunos das cerca de 18 mil escolas que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano passado poderão ver os resultados pela internet.

Brasília – Os alunos das cerca de 18 mil escolas que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano passado poderão ver os resultados pela internet. O sistema de consulta foi lançado hoje pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, e pelo presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep), Reynaldo Fernandes.

Serão divulgadas dois tipos de notas: uma com resultados das provas objetivas e outra com a nota objetiva mais a redação. Poderão ser consultadas, ainda, as médias das notas por escolas e por município. Todos os dados estão no endereço eletrônico www.inep.gov.br, que está em operação desde o meio dia de hoje.

Segundo o ministro, a idéia desse tipo de divulgação é servir como um agente mobilizador em favor da qualidade de ensino no país. "O sentido dessa ação é mobilizar a sociedade para a busca da qualidade. Quanto mais informações forem disseminadas, maior será o interesse da sociedade, o acompanhamento das comunidades em torno da escola para que isso se transforme num grande projeto de mobilização nacional em proveito da educação", avaliou.

O presidente do Inep informou que o número de participantes do Enem aumentou desde que a avaliação começou, em 1998, e que hoje quase 50% dos concluintes do ensino médio de país fazem o exame. Fernandes lembrou que, no início do exame, os estudantes faziam a avaliação apenas para medir seu grau de conhecimento. Hoje, segundo ele, a situação é diferente: boa parte desses estudantes faz a prova em busca de uma vaga no ensino superior. Isso porque, muitas faculdades usam os resultados do exame em seu processo de seleção – no ano passado, o Enem foi utilizado por quase 500 instituições do país.