Hoje, a fiscalização foi realizada no bairro da Serraria, no Condomínio Theotonio Vilela, em que foram detectadas várias irregularidades.
A intensificação, nas fiscalizações da Casal, está dando resultado. É o que informa o responsável pelo setor de cobranças do órgão, Gonçalo de Oliveira, após mais um caso de condomínio multado por irregularidades no sistema de abastecimento de água do prédio. Hoje, foi a vez do Condomínio Theotonio Vilela, localizado no bairro da Serraria, onde outros residenciais também estão sendo fiscalizados pela Casal.
O condomínio, que possui seis prédios – cada um com 16 apartamentos – apresentou todas as contas em dia, mas não conseguiu esconder as irregularidades no chamado ramal, instalado pelo órgão pára medir o consumo de água. Segundo Gonçalo, o serviço é simples e pode ser realizado por qualquer encanador experiente que entenda de hidráulica, sob o consentimento dos síndicos do condomínio.
Gonçalo explica ainda que esse tipo de irregularidade está cada vez mais fácil de ser identificado, já que dispõem de um equipamento moderno chamado Geofone, instalado no ramal do condomínio sob fiscalização, para descobrir o local exato do “gato”. “Esse equipamento para “caça gato” que é colocado no ramal, tem um sistema vibratório que nos ajuda a ouvir o barulho do fluxo da água”, explica Gonçalo.
A Casal informa que a multa para os proprietários de residências e apartamentos com “gatos” é de cerca de R$ 400, mais um cálculo baseado nas contas dos últimos seis meses.