Categorias: Meio Ambiente

Policiais Ambientais apreendem aves ilegais em Maragogi

Uma equipe de Policiais Ambientais levou ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente 34 aves apreendidas hoje, em uma fazenda do município de Maragogi. A apreensão de aves é cada vez maior no Estado, que tem a menor área de mata do país.

Elaine Rodrigues/Arquivo

Animais apreendidos devem ser devolvidos à natureza em até duas semanas

Uma equipe de Policiais Ambientais levou ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente, Ibama, 34 aves apreendidas, nesta tarde, em uma fazenda do município de Maragogi. A apreensão de aves é cada vez maior no Estado, que tem a menor área de mata do país.

As aves apreendidas são do Estado de Alagoas e não estão ameaçadas de extinção, mas pertencem a áreas de Mata Atlântica e do Sertão. “Como as áreas de mata estão diminuindo, as aves estão vindo para regiões habitadas e são facilmente encontradas em feiras do interior, como em Santana do Ipanema, Mar Vermelho e Palmeira dos Índios, onde foram encontrados os últimos animais apreendidos”, explicou o analista ambiental do Ibama, Júlio César.

Os pássaros são das espécies sábia laranjeira, sábia branco, caboclinho, papa-capim, patativa, pintasilgo, guriatã verdadeira, periquito tuim e rolinha de fogopagou. Todas passaram por exames médicos e ficarão em observação no instituto por até duas semanas, quando devem ser devolvidos à natureza.

O Ibama alerta que a compra de animais vivos da fauna silvestre brasileira é permitida quando for feita em estabelecimentos credenciadas pelo órgão, que entregam cerficado de origem ou nota fiscal. Para denunciar comercializações irregulares, podem ser utilizados os números 0800-618080 ou 2122-8300.

Este ano, os ambientalistas receberam cerca de mil aves, aproximadamente 600 nas duas últimas semanas, quando foram feitas apreensões em feiras do interior. “Temos o apoio de homens do Batalhão da Polícia Ambiental, do Departamento de Repressão a Crimes Ambientais, da Polícia Federal e do Corpo de Bombeiros”, afirmou Júlio César.

Levantamento

Atualmente, o Estado de Alagoas tem a menor área de mata do país, equivalente a 2% do território, quando a média nacional chega a 6%. Esse percentual motivou um levantamento que será iniciado este ano, com funcionários do Ibama e pesquisadores da Universidade Federal de Alagoas e da Universidade Rural de Pernambuco.

“Faremos um levantamento das áreas para possíveis solturas de animais. Primeiro será feito um levantamento preliminar, por satélite, e em seguida o trabalho de campo”, explicou o analista ambiental.

O início dos trabalhos será feito em maio, com uma oficina pedagógica para os participantes do projeto. A previsão é que o trabalho por satélite dure cerca de dois meses e ajude a preservar e proteger as áreas de mata do Estado. Já o trabalho de campo deverá durar cerca de dez anos, com o detalhamento de todas as espécies da biodiversidade alagoana.