Categorias: Política

Abílo vai ao STF cobrar cumprimento da liminar concedida ao Estado

No encontro, Abílio vai expor as dificuldades enfrentadas por conta da atitude do governo federal, que não cumpre integralmente a liminar concedida pelo próprio STF, que impede o bloqueio de recursos do Estado.

O governador Luis Abílio tem audiência, nesta tarde, com o ministro do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Cardoso. No encontro, Abílio vai expor as dificuldades enfrentadas por conta da atitude do governo federal, que não cumpre integralmente a liminar concedida pelo próprio STF, que impede o bloqueio de recursos do Estado.

“Ganhamos a liminar perante o Supremo, mas, no nosso entendimento, a sua aplicabilidade não vem sendo totalmente respeitada pela União, que vem retendo recursos de convênios, alegando que Alagoas figura na lista de inadimplentes”, disse o governador, que no encontro de logo mais com o ministro-relator vai expor toda a situação vivida pelo Estado.

Segundo estimativas da Secretaria da Fazenda, com a inclusão de Alagoas na lista de inadimplentes, só nos últimos dois meses foram retidos recursos estaduais que chegam a quase R$ 40 milhões, oriundos de convênios firmados em diversas áreas, especialmente na saúde, educação e segurança pública.

Com a liminar, concedida no início do ano pelo presidente do STF, Nelson Jobim, o governo alagoano conseguiu que fosse suspensa a cobrança de aproximadamente R$ 42,7 milhões, que seriam retidos do Fundo de Participação dos Estados (FPE) por conta de um recálculo no valor da receita líquida do Estado. Mesmo assim, a União passou a reter recursos provenientes de convênios, causando prejuízos à administração pública.

“Todo esforço nesse momento é para que o Tesouro Nacional reconheça e obedeça a liminar deferida pelo Supremo Tribunal Federal”, afirmou o governador, que estará acompanhado na audiência pelo secretário da Fazenda, Eduardo Henrique.

Leia também