Categorias: Maceió

Procomun alerta população sobre perigos das transações via internet

Segundo a Diretora do Procomun, Wilza de Brito Malta, em dezembro de 2004, foram identificados 1.707 sites falsos e 9.019 e-mails circulando pela internet com o vírus "ladrão".

Atualmente um grande número de brasileiros tem solucionado suas pendências optando pela comodidade das transações pela Internet para fugir das filas dos bancos. O Procomun alerta ao consumidor que com o aumento dessa prática, o número de fraudes também cresceu. Somente no ano de 2003, instituições financeiras e clientes acumularam prejuízos da ordem de R$ 100 milhões

Em 2003, o número de usuários do chamado "Internet banking" cresceu 10,4%, segundo dados do Ibope/NetRatings, somando 3,42 milhões de pessoas até o final daquele ano. O número faz dos brasileiros campeões na utilização de serviços bancários via Internet. Dados da Federação Brasileira das Associações de Bancos (Febraban) mostram que entre 2001 e 2002, o número de ope-rações realizadas via Internet cresceu 177,9%.

Segundo a Diretora do Procomun, Wilza de Brito Malta, em dezembro de 2004, foram identificados 1.707 sites falsos e 9.019 e-mails circulando pela internet com o vírus "ladrão". Seus provedores normalmente são hospedados no exterior (32% deles nos Estados Unidos, contra 2,7% no Brasil), o que dificulta muito a identificação dos usuários e faz o Judiciário brasileiro depender da justiça desses países.

O Procomun explica ao consumidor que o banco é responsável por qualquer dano causado por má execução do serviço oferecido via Internet, como, por exemplo, saques e transferências não realizados pelo titular da conta. O consumidor pode solicitar a reparação de todos os prejuízos que eventualmente sofrer, com base nos arts. 6º, VI, 14 e 20, do Código de Defesa do Consumidor.

Para maiores informações o maceioense pode se dirigir a sede do Procomun, localizada na Praça Raul Ramos, nº 01, no bairro do Poço. Ou entrar em contato com o órgão através do telefone 3327-3239.