Categorias: Reportagens Especiais Saúde

Tratamento promete perda de peso com suor, mas sem exercícios

A medicina alternativa tem se especializado em tratamentos eficazes para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Nada de dieta da lua, do abacaxi, malhar por horas na academia, cortar os doces ou ficar sem comer direito.

Elaine Rodrigues

Photon Dome ativa cerca de 60 trilhões de células

A medicina alternativa tem se especializado em tratamentos eficazes para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Nada de dieta da lua, do abacaxi, malhar por horas na academia, cortar os doces ou ficar sem comer direito.

A massoterapia promete perda de medidas, relaxamento muscular, tratamento fisioterápico e outras vantagens, sem muito esforço. Em Maceió, a massoterapia é aplicada com sessões de Photon Dome, um aparelho capaz de ativar 60 trilhões de células do corpo, causando bem-estar, equilíbrio e mais saúde.

A vendedora Maria Verônica Freire, 32, faz o tratamento há cerca de três anos e conta a principal mudança.“Eu comecei porque me achava gordinha, usava manequim tamanho 40. Agora, só visto 36, a gordura da barriga e das costas diminuiu bastante e não precisei de exercícios físicos”, adianta a resposta da pergunta mais comum em tratamentos estéticos.

Para a esteticista e massoterapêuta Maria Aparecida Leonardo, que trabalha há 18 anos na área, a perda de peso atrai a maioria dos clientes a clínica dela, a EsteticCenter (3034-2666), que fica na Ponta Verde. “Aqui nós tratamos pessoas com celulite, num grau avançado, com retenção de líquidos, com problemas circulatórios, problemas de pressão alta, colesterol alto, insônia, tensão pré-menstrual e prisão de ventre. Tudo isso nós fazemos direcionado com o equipamento e em seguida é aplicada a massagem estética, que é a massagem modeladora, ou a massagem anti-stress”, explica.

Outras vantagens do aparelho são o equilíbrio da pressão arterial; diminuição dos ácidos graxos; redução de celulites e flacidez; agilização de cicatrização; retardamento da osteoporose; inibição da produção de células cancerígenas; combate o stress físico e mental; equilíbrio da diabetes, cirrose hepática e doenças crônicas; melhora nos processos inflamatórios; além de proporcionar um sono de qualidade.

A única restrição de uso é para portadores de marca-passo, pacientes que fazem hemodiálise e diabéticos discompensados.

Para Aparecida Leonardo, a eficiência do tratamento também depende da dieta ou melhor, da reeducação alimentar dos pacientes. “Pode comer de tudo agora desde que moderadamente. Se fizer exercício é melhor, mas se a pessoa não gostar, recomendamos que modere a alimentação, que é o suficiente”.

Photon Dome

Desenvolvido com tecnologia japonesa, o Photon Dome é uma espécie de túnel aerodinâmico antibactericida, onde circula o calor. A pessoa se deita e o aparelho produz raios infravermelhos longos, que não são nocivos e mantém o corpo em temperatura alta, entre 35º e 40°, estimulando a transpiração e a eliminação de toxinas.

“Tem muita gente que não sabe, mas 70% do corpo é formado por água e quem não tiver renovando essa água pode ter problemas de circulação, prisão de ventre, infecção urinária e outras dificuldades. Quando a pessoa está Photon Dome, ela relaxa à medida que o calor aumenta, causando bem-estar e aliviando o stress”, conta a esteticista Aparecida Leonardo.

Para a vendedora Verônica Freire, depois de utilizar o aparelho problemas como stress e cólicas menstruais saíram do cotidiano dela. “O aparelho me faz relaxar bastante. Já indiquei o tratamento até a minha mãe, que tem problemas de pressão alta, e ele também melhorou os problemas dela”, diz.

Massagem

Na estética, existem três tipos de massagens: a terapêutica-ambulatorial, que é suave, dura aproximadamente uma hora e tem efeito anti-stress; a terapêutica desportiva e de conservação, que possui nível médio de força aplicado sobre o corpo, não tem tempo definido e é mais indicada para os tratamentos de fisioterapia; e a massagem terapêutica modeladora, também chamada de “lipomanual”.

Relacionada à lipoaspiração – procedimento cirúrgico em que são retiradas as gorduras subcutâneas – a “lipomanual” também é recomendada às mulheres que desejam perder os tão odiados “pneuzinhos” e a barriga, por ser uma massagem circulatória forte e seus movimentos proporcionarem a perda de gordura localizada.

“Eu tive uma cliente que ela vestia 46, levou nove meses, aqui na clínica, e saiu vestindo 36. Só com Photon Dome, corrente russa – que trabalha a musculatura com a aplicação de corrente elétrica – e a lipomanual. Mas isso também depende muito do metabolismo das pessoas”, finaliza a esteticista.