Categorias: Política

PT comemora depoimento de Silvinho

Para o líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), Silvinho está "assustado". "É um homem atormentado pelo que fez e está carregando um grande fardo."

Os petistas comemoraram o depoimento dado pelo ex-secretário-geral do PT Silvio Pereira para a CPI dos Bingos nesta quarta-feira. Silvinho, como era chamado pelos petistas, disse que não se lembra da entrevista dada para o jornal "O Globo", poupou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva de eventual responsabilidade com o suposto "valerioduto" e sinalizou confusão mental".

"Está indo muito bem [o depoimento] do ponto de vista política", disse o senador Tião Viana (PT-AC).

Segundo ele, a "oposição errou ao jogar todas as fichas nesse escândalo". "As denúncias, do ponto de vista jurídico, não significam nada. É bola de sabão. É uma tentativa da oposição de reeditar a crise política [do ano passado]."

Para o líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), Silvinho está "assustado". "É um homem atormentado pelo que fez e está carregando um grande fardo."

Virgílio disse que a entrevista se Silvinho foi um momento de "explosão". "Ele explodiu, mas deve ter sido contatado por alguém do PT e achou melhor não falar mais nada."

Segundo ele, a oposição definirá depois se será necessário abrir uma nova comissão parlamentar de inquérito para apurar as denúncias levantadas na entrevista dada por Silvinho. "Vamos analisar depois se fazemos ou não um pedido de nova CPI."

Para o "Globo", ele disse que o empresário mineiro Marcos Valério de Souza queria arrecadar R$ 1 bilhão até o final do governo Lula junto a empresas que mantém contratos com o governo.

Silvinho disse ainda na entrevista que o "valerioduto" continuaria em funcionamento no governo federal por intermédio de outros lobistas.

Land Rover

No início da crise política de 2005, Silvio Pereira foi apontado pelo então deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ) como gerente de um esquema de corrupção nas estatais para abastecer a base aliada por meio de caixa dois.

Mais tarde, ganhou notoriedade com o episódio da Land Rover. Ele admitiu ter recebido um jipe de presente de um executivo da empresa GDK, que tem contrato com a Petrobras, e pediu sua desfiliação do PT.

Homem de confiança do ex-deputado José Dirceu (PT-SP), Silvio Pereira integrou a coordenação das últimas campanhas presidenciais do partido e participou da elaboração do estatuto do PT.