Categorias: Educação

Começa segunda fase de seleção das bolsas do ProUni

Os 43.614 aprovados devem procurar as instituições de ensino onde vão estudar para confirmar os dados socioeconômicos informados na ficha de inscrição. O prazo termina no dia 14 de julho.

Começa hoje a nova etapa de inscrições dos estudantes pré-selecionados ao ProUni. Os 43.614 aprovados devem procurar as instituições de ensino onde vão estudar para confirmar os dados socioeconômicos informados na ficha de inscrição. O prazo termina no dia 14 de julho.

Para saber se foi selecionado, o candidato pode acessar a página do Ministério da Educação (MEC): http://prouni-inscricao.mec.gov.br/prouni/ ou ligar para o telefone 0800-616161. O estudante deve informar o número de seu CPF e o da inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
A lista dos reclassificados será divulgada no dia 24 de julho no mesmo endereço e telefone.

Neste semestre, o programa ofereceu 47.059 bolsas em 834 instituições sendo; desse total, 33.162 bolsas são integrais e 11.897 são de desconto de 50%. O ProUni também concede bolsas para portadores de deficiência e para os estudantes que se declaram negros, pardos ou índios – neste semestre, foram destinadas 22.100 bolsas para estudantes negros e 43 indígenas foram pré-selecionados.

O total de bolsas para os cotistas é calculado por Estado, com base no censo do instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), segundo o número de candidatos declarados negros, pardos e índios por Estado.
Pode concorrer a uma bolsa do programa quem fez todo o ensino médio em escola pública, professores da rede pública sem graduação e alunos que tiveram bolsas integrais em escolas particulares. Além disso, o estudante deve ter feito o Enem em 2005 e ter alcançado nota mínima de 45 pontos tanto na redação quanto na prova escrita.

O programa também avalia a renda familiar do candidato, que deve ser de até R$ 525 para bolsas integrais, e de R$ 1.050 por membro da família para descontos parciais. As bolsas são destinadas a cursos de graduação e seqüências em instituições privadas de ensino superior.