Categorias: Economia

Credix inicia, dia 1º, operação como bandeira de cartão de crédito

Ao se tornar bandeira de cartão de crédito, a Credix passa a focar no processamento dos dados de crédito, cabendo à empresa contratante dos serviços a cobrança e pagamento das faturas.

João Kepler diz que tecnologia da Credix obedece aos padrões internacionais

A empresa alagoana Credix se prepara para iniciar sua operação como bandeira de cartão de crédito, dia 1º de julho, com a meta de alcançar a marca dos 500 mil usuários em 2007. “Estamos preparados para esta transição”, afirma João Kepler Braga, diretor-presidente da empresa. A nova bandeira não deixa nada a dever às grandes já existentes no mercado. “Nossa tecnologia obedece aos padrões internacionais”, ressalta Kepler.

Ao se tornar bandeira de cartão de crédito, a Credix passa a focar no processamento dos dados de crédito, cabendo à empresa contratante dos serviços a cobrança e pagamento das faturas. Quem terá o cartão de crédito é a empresa contratante dos serviços Credix, que disponibilizará aos seus usuários (sejam eles funcionários ou não) o serviço de crédito eletrônico, através da base tecnológica de transações on-line Credix.

Segundo Rodrigo Salles, gerente de operações da Credix, em 2006, a empresa vai trabalhar com foco no processamento de cartões de pequeno e médio porte nas cidades em que atua, com ênfase nas regiões Norte e Nordeste.

O público-alvo da nova bandeira é formado por administradoras de cartão convênio de pequeno e médio porte; cartões private-label, cartão alimentação e refeição. “O perfil de uso do cartão é aquisição de bens de consumo em primeira necessidade (alimentos, medicamentos, gás de cozinha, etc.), declara Salles”.

A Credix possui, atualmente, 65 mil usuários, 350 empresas conveniadas e 4500 lojas credenciadas no Nordeste. Desde a sua fundação, em 2002, apresentou uma média de 8% de incremento no faturamento, 5% no número de credenciados e 3200 novos cartões por mês.

De acordo com analistas financeiros, a empresa alagoana segue uma tendência nacional de aproximar pessoas de baixa renda ou fora dos grandes centros urbanos a instrumentos formais de crédito. “É crescente o número de bandeiras regionais que aparecem para cobrir estas necessidades do mercado”, diz Boanerges Ramos Freire, da Boanerges & Cia Consultoria em Varejo Financeiro.

Geralmente, estas empresas iniciam suas atividades com os chamados cartões convênio. “A etapa seguinte é uma maior oferta de produtos e serviços para os mesmos clientes”, explica o consultor. “A expansão acontece pela agregação da função de crédito, o que permite a operação como bandeira de cartão de crédito regional e, em alguns casos, abrangência nacional”, conclui.

Atualmente, as administradoras regionais somam cerca de 14,5 milhões de cartões, o que corresponde a 24% dos cartões de crédito no Brasil e 27% da rede das bandeiras internacionais.