Categorias: Política

Gape divulga novos números na corrida eleitoral em Alagoas

A expectativa é grande, já que houve polêmica e contradição com os números apresentados pelo Ibope, principalmente em relação ao Senado, quando o ex-presidente Collor (PRTB), apareceu à frente do ex-governador Ronaldo Lessa (PDT).

O Gape divulga na edição deste domingo, na Gazeta de Alagoas, a oitava pesquisa sobre a intenção de votos do eleitorado alagoano para presidente, senador, governador e deputados federal e estadual.

A expectativa é grande, já que houve polêmica e contradição com os números apresentados pelo Ibope, principalmente em relação ao Senado, quando o ex-presidente Collor (PRTB), apareceu à frente do ex-governador Ronaldo Lessa (PDT).

A diferença para o governo foi considerada dentro da margem de erro. No Gape, o deputado João Lyra (PTB) obteve 46% contra 30% do senador Teotonio Vilela Filho (PSDB).

No dia seguinte a TV Gazeta/Globo divulgou os números do Ibope, sustentando a dianteira do candidato João Lyra, com 46%, contra 34% de Teotonio Vilela Filho. No Gape a diferença era de 16 pontos; no Ibope, 12 pontos. Como a margem de erro dos dois institutos é de três pontos percentuais para mais ou para menos, a diferença nos números não foi contestada pelos candidatos.

Polêmica

Já para o Senado os números provocaram rumores, principalmente da coligação que apóia Ronaldo Lessa. No domingo a Gazeta de Alagoas publicou a pesquisa do Gape, a primeira com a presença de Collor. O ex-presidente apareceu na dianteira, com 36%, contra 32% de Lessa, 11% de Thomaz Nonô (PFL) e 6% de Galba Novaes (PL).

No dia seguinte, a TV Gazeta divulgou os números do Ibope, mas apenas para o governo. Como no dia seguinte a emissora também não divulgou e o Ibope não disponibilizou os números em seu site, houve rumores que colocaram em dúvida os números do Gape.

Só na quarta-feira a TV Gazeta anunciou o resultado para o Senado e Lessa na dianteira com 35%, contra 26% de Collor; Nonô apareceu com 14% e Galba 6%.

A pesquisa estará na edição deste domingo, da Gazeta de Alagoas, que começa a circular no meio da tarde deste sábado.

O Gape ouviu 1.067 eleitores e m todo o Estado, nos dias 4 e 5 deste mês. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AL) sob o número 003853/2006.

Já o Ibope ouviu 812 eleitores, nos dias 9 e 10 deste mês, também com margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AL) sob o número 4289/2006.