Categorias: Interior

Três mil trabalhadores rurais recebem documentação em Flexeiras

Mutirão formado por representantes da Prefeitura Municipal, Banco do Nordeste, MDA, Incra e outros parceiros realizou a emissão de documentos civis e trabalhistas. Próximos dias 29 e 30, a ação acontece em Maragogi.

Assessoria

Mutirão beneficia cerca de três mil pessoas em Flexeiras

Cerca de três mil trabalhadoras rurais da região de Flexeiras receberam gratuitamente Carteira de Trabalho e Previdência Social, CPF e RG, realizaram exames preventivos de mama e citologia, e participaram de palestras sobre prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, bem como de financiamento para o setor rural.

O trabalho foi realizado por um mutirão formado por instituições como Ministério do Desenvolvimento Agrário, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, Banco do Nordeste, Prefeitura de Flexeiras e outros parceiros, sendo uma ação integrante do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural, sob coordenação do MDA. O evento aconteceu no último dia 14, na Escola Municipal da antiga Usina Peixe, que fica situada na zona rural do município.

Segundo a gerente da Célula de Desenvolvimento Territorial do Banco do Nordeste em Alagoas, Maria Clézia Pinto, trata-se de uma iniciativa de resgate de cidadania. “A dificuldade na obtenção de documentos no meio rural é uma realidade que dificulta em muito o acesso a serviços como os da Previdência, aos programas sociais, ao crédito e a várias políticas de apoio à agricultura familiar e à reforma agrária”, ressalta.

Além da documentação, também houve ações na área de saúde, como a realização de exames preventivos para a mama, citologia e avaliação bucal, realizados pela Secretaria de Saúde de Flexeiras, e corte de cabelos, pelo pessoal do Senac. A Prefeitura participou com mais de setenta servidores municipais.

Clézia informa que nesse mutirão foram feitas 1.520 fotografias para documentos, e emitidas 320 carteiras de trabalho, 449 CPFs e 458 RGs. Nos próximos dias 29 e 30, o mutirão vai atender as mulheres trabalhadoras de Maragogi e, ainda em dezembro, de Girau do Ponciano.

Crédito para mulheres

A gerente do BNB chamou a atenção para as palestras sobre crédito rural, especialmente o voltado para as mulheres trabalhadoras. “Foi importante orientar as agricultoras sobre a existência do Pronaf Mulher, uma linha de crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, destinado à mulher trabalhadora rural. São recursos que podem ser aplicados no investimento para atividades agropecuárias, turismo rural, artesanato e outras atividades de interesse da mulher agricultora, com juros que variam de 1% ao ano à 6% ao ano”, esclarece.

Programa de Documentação

O Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural é planejado e executado pelo MDA e Incra há três anos e conta com a parceria do Ministério do Trabalho, Banco do Nordeste, Instituto de Identificação, Caixa Econômica, Receita Federal, Ministério da previdência e Prefeituras Municipais, emitindo gratuitamente documentos civis e trabalhistas, promovendo ações educativas sobre a importância dos documentos, bem como o registro previdenciário, além de ações de saúde e serviço social.