Categorias: Interior

INSS em São Miguel dos Campos faz mutirão neste sábado para atender pescadores

Divulgação

Divulgação

Servidores da agência da Previdência Social em São Miguel dos Campos trabalham neste sábado (18) para atender os requerimentos do seguro defeso dos pescadores filiados a Colônia de Pescadores de Jequiá da Praia, localizada no litoral sul de Alagoas. O atendimento será na própria unidade previdenciária, localizada na Pça. Padre Júlio de Albuquerque, 129, centro da cidade, a partir das 8h.

A previsão é atender 100 pescadores que pescam camarão rosa, branco e espigão em Lagoa Azeda, Poxim e Duas Barras. Como a pesca desses camarões está suspensa até o mês de maio, os pescadores artesanais destas regiões tem direito ao seguro defeso. O auxílio é garantido por lei e pago durante o período em que ficam proibidos de pescar. O valor mensal da parcela é de um salário-mínimo.

As novas regras para a concessão do seguro defeso estão em vigor desde o dia 1º deste mês de abril, conforme o decreto nº 8.424, que define regras e critérios para operacionalização do benefício pelo Instituto Nacional do Seguro Social – INSS, antes realizada pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

Para receber o benefício, o pescador deve comprovar a comercialização do pescado, por meio de documento fiscal de venda da produção, ou poderá optar por recolher contribuições previdenciárias, por no mínimo 12 meses ou desde o último defeso.Também deve estar registrado junto ao Ministério da Pesca e Aquicultura, com antecedência mínima de três anos a contar da data de requerimento do benefício. O pescador precisa comprovar que exerceu a atividade de forma exclusiva e ininterrupta.

O requerimento do seguro defeso é agendado através da Central 135,de segunda a sábado, das 7 às 22h. A ligação é gratuita, se realizada de telefone fixo e orelhão e tem o preço de uma ligação local, se realizada de celular.