Categorias: Agenda

Futebol, literatura e música no Fidel

O livro de estreia de Mateus Magalhães reúne cerca de trinta crônicas de futebol, que transitam da ficção ao espetáculo da realidade.

O estudante de jornalismo de dezoito anos recém completos vai lançar “Quem tabelar com Toni ganha um fusca” no restaurante Fidel Cozinha Boêmia, no bairro do Prado, a partir das 20h do dia 23 de julho, a próxima quinta-feira. Os músicos Bruno Berle e Lucas Marques, da promissora banda alagoana Troco em Bala, Eduardo Pereira, Fellipe Pereira, o Chase, Filipe Barros, Igor Cavalcante, Ítallo França, da arapiraquense Alfabeto Numérico, e Nunes, de Santa Cruz do Capibaribe, se encarregarão de fazer o som.
Mateus, ao melhor estilo Nelson Rodrigues e Eduardo Galeano, usa o futebol, seus melindres e suas manhas para falar do mundo. Ele, como gosta de dizer, enxerga o futebol como o espelho em pequena escala da vida. Desde muito cedo, seu relacionamento com a escrita deu bons frutos. Mas foi aos quinze anos que, ao lado de grandes amigos que conhecera na internet, decidiu montar um blog sobre futebol, que foi batizado de Toca e Passa e lhe rendeu bons escritos, alguns até presentes no livro, aprendizado e reconhecimento. Seus textos sempre tiveram uma pegada diferente dos demais, ficcionista nato, Mateus sempre gostou de criar outros universos, cheios de campos de várzea, dribles desconcertantes e anti-heróis mitológicos.
A ideia de lançar o livro partiu de Tainan Costa Canário, respeitado escritor e poeta, que, ao ficar sabendo da abertura do edital do Programa de Incentivo à Cultura Literária da Imprensa Oficial Graciliano Ramos, prêmio que ganhara duas vezes, correu para mandar Mateus organizar seus textos, batizá-los sob um nome e inscrevê-los. O resultado não podia ser melhor: ele foi um dos onze premiados, em quase quarenta obras inscritas. Sobre o livro, Tainan, que assina o prefácio, diz que “este é um livro raro, renovador, escrito por alguém capaz de atingir com perspicácia e talento a arterial primordial: para além das séries e divisões, por cima das copas, títulos e brasões”.
O músico Vitor Pirralho, admirador do trabalho do cronista há um bom tempo, falou sobre a obra: “o livro é fruto de uma merecida premiação, que premia não só o autor, mas brinda também, com um lançamento de primeira, os leitores que terão a satisfação de acompanhar o cabeça de uma nova fase da crônica esportiva alagoana – e com mais algumas “partidas”, não hesito em dizer, da crônica nacional”. E ele ainda completa, brincando com o título do livro: “pois bem, quem tabelar com Mateus ganha uma obra-prima”.
SERVIÇO: Lançamento do livro “Quem tabelar com Toni ganha um fusca”, pela Imprensa Oficial Graciliano Ramos
AUTOR: Mateus Magalhães
VALOR: R$ 30,00
ONDE: No Fidel Cozinha Boêmia, rua Sargento Jayme Pantaleão, 291, Prado, Maceió-AL
QUANDO: Quinta-feira, 23 de julho, a partir das 20h
CONTATOS: 9 8736-7904/ 3235-4306