Categorias: Educação

Após fim da greve, Cepa registra poucos alunos durante readequação

João Urtiga/Alagoas24horas

João Urtiga/Alagoas24horas

Com o retorno dos professores após o término da greve na rede pública de ensino, o Centro de Ensino e Pesquisas Aplicadas (Cepa) registrou na manhã desta quarta-feira (9) pouco movimento dentro das dependências do centro que abriga 54 escolas, nos bairros do Farol.

De acordo com o gerente de gestão escolar Pedro Quintella, cada escola deverá repor os mais de 50 dias de aula paralisadas à sua maneira. “Como a greve era parcial, nem todas as escolas tiveram todas as aulas prejudicadas, por isso fizemos um pedido para as coordenadorias realizem um diagnóstico para apresentar um plano de reposição até o dia 22 deste mês”, garante o gerente.

Na manhã de hoje, a equipe de reportagem do Alagoas 24 Horas registrou baixo movimento de estudantes e servidores dentro das dependências do Cepa, no Farol. Em uma das instituições visitadas, a Escola Estadual Moreira e Silva, a equipe de reportagem foi recebida pelos diretores da unidade. De acordo com eles, a unidade de ensino passa por reforma no pátio principal, mas isso não deve impedir a presença dos estudantes que podem retornar nesta quinta-feira (10).

“Nossa escola iniciou as aulas em fevereiro, então não iremos sofrer com as reposições dos conteúdos que devem ser agendados para os dias de sábados. Agora, infelizmente, tiveram outras escolas, como as que estão no Tabuleiro, que iniciaram o período letivo tarde e por isso vão apresentar outro calendário com atrasos”, informa Adriana da Silva, diretora da unidade.

Sem um calendário unificado, a ausência de informação pegou de surpresa alguns pais de alunos que foram até o CEPA para saber se seus filhos poderiam ou não retornar à escola na manhã de hoje. “Eu ouvi dizer que tudo iria começar mesmo na próxima segunda-feira [14], mas já vi aqui que cada caso é um caso”, diz Lucas Estevão, que trabalha como motorista.

Além da Moreira e Silva, boa parte das escolas também passam por reparos e adequação para receber os alunos. Ainda segundo o gerente de gestão escolar, a Escola Estadual Laura Dantas foi a única que teve as atividades normalizadas na manhã de hoje. “Algumas escolas estão fazendo a limpeza para poder receber os alunos, mas acredito que todas estas devem estar normalizadas até a segunda-feira [14]”, afirma.