Categorias: Saúde

Sesau inicia distribuição de uma tonelada de larvicida para combater Aedes aegypti

Produto é comprado pelo Ministério da Saúde e o envio para o Estado estava paralisado há três meses

Arquivo/Agência Brasil

Arquivo/Agência Brasil

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) iniciou, na terça-feira (24), a distribuição de uma tonelada do larvicida Sumlarv para os 102 municípios alagoanos. Adquirido e distribuído pelo Ministério da Saúde (MS), o produto é destinado ao combate do Aedes aegypti, vetor da dengue, Zika vírus e febre do Chikungunya.

Há três meses o Ministério da Saúde havia paralisado o envio do larvicida para Alagoas, devido a um problema na aquisição do produto, que é comprado fora do Brasil. Os municípios da I Macrorregião de Saúde estão recebendo 300 kg do larvicida e os da II Macrorregião estão sendo contemplados com 600 kg.

O percentual, segundo a superintendente de Vigilância em Saúde da Sesau, Cristina Rocha, é 60% inferior à quantidade distribuída normalmente. No entanto, o Ministério da Saúde enviou a Alagoas um montante 67% inferior o encaminhado frequentemente, com a promessa de regularizar o repasse até o final do mês.

“A distribuição já foi iniciada e todos os municípios serão contemplados, mas a sua utilização deve ser criteriosa, destinando-se especialmente aos reservatórios que não podem ser eliminados. Enfatizamos, no entanto, que o larvicida não pode ser encarado como a estratégia mais eficaz para matar o mosquito Aedes aegypti”, explica Cristina Rocha.

Ainda de acordo com a superintendente de Vigilância em Saúde da Sesau, “o trabalho deve ser realizado de forma conjunta, onde a população deve trabalhar para eliminar os criadouros do mosquito de suas residências, mantendo tampados os reservatórios de água”, salientou.