Categorias: Cultura

Sesc apresenta Exposição “O Compadre de Ogun” de Carybé

Sesc

Sesc

A arte nas suas nuances, formas e expressões, características que sobrepõem as criações, tendo o Brasil como um celeiro cultural de diversidades e estilos. O Sesc há mais de seis décadas dentro das suas ações de incentivo a cultura, iniciou o Projeto Arte Sesc com o intuito de fomentar a produção artística do país. Em Alagoas um dos trabalhos que chega é do artista Carybé com a exposição “O compadre de Ogun – Serigrafias de Carybé”. O público alagoano poderá conferir a obra que ficará aberta a visitação na Galeria de Artes da Unidade Sesc Centro em Maceió, no período de 20 de janeiro a 04 de março de 2016.

Sobre Carybé

Hector Júlio Páride de Bernabó, conhecido como Carybé (1911-1997), argentino de nascimento e brasileiro por adoração, naturalizou-se em 1957. Desenhista, pintor, escultor, apaixonado pela cultura brasileira, identificou-se com a Bahia, onde observou e traduziu em arte as personagens que ilustram as histórias de Gabriel García Marquez e Rubem Braga. Com Jorge Amado, ficou conhecido nas obras: Sumiço da santa, Tenta dos Milagres, Tereza Batista cansada de guerra e Pastores da Noite.

Os traços simples, que chegam ao essencial da figura de cores vibrantes, oferecendo um conjunto de imagens em movimento, revelando cenas do cotidiano baiano: batismo, candomblé, cenas de bar, de rua, becos, ao lado de tipos populares. O artistas também aprece disfarçado em uma das aquarelas como um dos personagens da história, tal a fusão de sua vida com a vida da Bahia.

Suas obras estão espalhadas em vários locais, como no aeroporto da American, em Nova York, e em muito 

Sobre Arte Sesc

O Arte Sesc é um projeto nacional que há 30 anos tem levado exposições de artes visuais em itnerâncias por todo o país, com obras originais ou reproduções de boa qualidade. São variados os períodos históricos, temas, técnicas e suportes que integram o projeto, com obras de diferentes artistas ou grupos, selecionados através de curadorias específicas.

Para fazer chegar a arte aos mais distintos destinos, o projeto apresenta 12 exposições. Com circulação anual as obras têm passado por uma média de 80 cidades, abrangendo capital e interior. Cada exposição é acompanhada de material educativo que propõe diferentes possibilidades de leitura das obras e permite ao Sesc desenvolver desdobramentos como cursos, oficinas e palestras nas comunidades por onde circulam.

Nos últimos dez anos o projeto tem se voltado para a discussão da arte contemporânea, permitindo que o público possa conhecer obras de artistas visuais

de renome como Nuno Ramos, Carlos Vergara, Rosana Ricalde, Beatriz Milhazes, Claudio Tozzi, André Parente, Leandro Lima & Gisela Motta, Lasar Segall, entre outros.

Serviço

Exposição O compadre de Ogum

Local: Galeria de Artes da Unidade Sesc Centro

Abertura 19 de janeiro de 2016, às 19h.

Período de visitação, de 20 de janeiro a 04 de março de 2016, de 12h às 18h.

Agendamento para visitação de grupos: 3326-3133

Recentes