Categorias: Saúde

“O mosquito não é mais forte que um país inteiro”, diz ministro-chefe da comunicação

Alagoas 24 Horas

O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Edinho Silva participou do Dia Nacional de Mobilização ao Aedes Aegypti

O  ministro-chefe da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, Edinho Silva, participou, na manhã deste sábado, 13, em Maceió/AL, da solenidade de abertura do Dia Nacional de Mobilização de combate ao Aedes Aegypti e falou sobre a ‘batalha’ travada contra o mosquito, transmissor da dengue, da febre chikungunya e do zika vírus.

Para o ministro–chefe, se não houver o engajamento da população no combate do aedes aegypti a guerra contra o mosquito não será vencida. “Se a população não cuidar da sua casa não iremos conseguir destruir o mosquito. 80% dos criadouros estão em casa ou em locais e trabalho. O dia de hoje é fundamental, onde iremos entrar nas casas e destruir os criadouros, mas o importante é o engajamento da população para acabar com o aedes aegypti todos os dias. O mosquito não é mais forte que um pais inteiro e vamos mostrar isso no dia-a-dia”, disse o ministro-chefe. 

A solenidade, que contou ainda com a presença do prefeito de Maceió, Rui Palmeira e o governador em exercício, Luciano Barbosa, foi o pontapé inicial dos trabalhos de conscientização ao combate ao  Aedes Aegypti. A força-tarefa irá atuar em 11 municípios e contará, em Alagoas, com a participação de cerca de 1.000 homens das Forças Armadas, Estado e prefeituras municipais. Em Maceió, militares do Exército, Marinha e Aeronáutica irão percorrer 27 bairros.

Hoje, a  Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri), que também participa do Dia D, distribuiu a população mudas da planta Crotalária, que atrai a libélula, inseto que põe ovos na água limpa e cujas larvas são predadoras da larva do Aedes aegypti.