Categorias: Meio Ambiente

Semarh lança manual sobre boas práticas ambientais na administração pública

Proposta é ampliar o debate e a conscientização sobre sustentabilidade e preservação ambiental

Ascom/Semarh

Manual será um agente transformador para motivar os servidores a mudarem seus hábitos em benefício da sustentabilidade

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) lançou, na manhã desta sexta-feira (13), o Manual de Boas Práticas Ambientais na Administração Pública. O lançamento ocorreu em conjunto com a Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), no qual um termo de adesão foi assinado pelo secretário de Meio Ambiente, Alexandre Ayres, e a secretária Aparecida Machado.

A proposta do manual, segundo explicou o secretário Alexandre Ayres, é ser um agente transformador para motivar os servidores da gestão estadual a mudarem seus hábitos em benefício da sustentabilidade.

“Nosso objetivo, na Secretaria de Estado do Meio Ambiente, é trabalhar fortemente a educação ambiental, e precisamos de todas as secretarias atuando ainda mais de forma integrada. Precisamos priorizar a pauta de preservação e da sustentabilidade para evitar uso demasiado de água, descarte inadequado de resíduos sólidos e a utilização excessiva de papel na administração pública”, destacou o secretário.

Eva Moraes, educadora ambiental da Semarh, explanou sobre a intenção do Manual de Boas Práticas Ambientais na Administração Pública. De acordo com ela, as parcerias junto aos demais órgãos governamentais são importantes para pluralizar as ideias contidas na cartilha.

Inicialmente, o manual será direcionado às secretarias de Estado e demais órgãos da administração. O intuito da Semarh é destinar também a cartilha de boas práticas para os municípios alagoanos. O material aborda ainda a legislação ambiental e mostra como manter contato direto com as cooperativas de catadores.