Categorias: Interior

Maragogi promove atividades de combate à exploração de menores

A Secretaria de Assistência Social de Maragogi, realizou uma série de ações em alusão ao Dia Nacional do Combate à Exploração e Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes, comemorado nacionalmente no dia 18 de maio.Com cartazes e faixas com frases de conscientização, a programação contou com distribuição de materiais de divulgação e informativos, além de palestras, apresentação de grupos teatrais e de danças, e diversas oficinas interativas. Em parceria com o CREAS; CRAS; Bolsa Família e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, a ação foi encerrada com muita festa e alegria em uma estrutura montada na Praça Santo Antônio. Pintura corporal, brincadeiras e distribuição de muita pipoca e algodão doce, fizeram a alegria da garotada.

De acordo com a secretária, Alessandra Wanderley, a campanha que é realizada anualmente pelo município, tem o objetivo de fortalecer, envolver e sensibilizar toda a sociedade por meio da prevenção e conscientização, sobre a relevância do tema. “Na maioria dos casos as vítimas são ameaçadas ou coagidas pelos infratores e deixam de denunciar. Por isso há a necessidade de conscientizar a população para denunciar e combater este tipo de crime”, afirmou.

Ela explicou ainda, que as denúncias e atendimentos às vítimas são realizados na sede do CREAS, que conta com uma equipe de profissionais formada por psicólogos, assistentes sociais, pedagogas, educadores e monitores multidisciplinares para o apoio e assistência à vítima e familiares. O CREAS funciona de segunda a sexta-feira, na Rua Francisco Holanda Cavalcante.  As vítimas da violação de direitos humanos também podem ligar na ouvidoria Disk 100, que serão ouvidos e orientados por profissionais, ou ainda, na sede do Conselho Tutelar.

A secretária municipal de planejamento, Aliete Estanislau, a secretária de administração, Márcia Vianna, e a conselheira do CMDCA, Irmã Noberta, além de todos os integrantes de programas sociais do município, também participaram da programação.