Categorias: Agreste

Operação deixa sete presos, um morto, e explosivos apreendidos em Arapiraca

Trabalhos tiveram início quarta-feira e tem objetivo de prender homicidas que atuavam na região

Montagem AL24h/Ascom PM

Alexandre dos Santos, Marcos Robério, Maxwell Queiroz e José Alderivan

Sete pessoas foram presas e uma morreu durante uma operação iniciada na quarta-feira (01), na cidade Arapiraca e municípios vizinhos. A operação faz parte de uma Força Tarefa montada pela Secretaria de Segurança Pública para reduzir o alto número de homicídio da cidade.

Os resultados da operação foram apresentados durante uma coletiva de imprensa na Secretaria de Segurança Pública. Os mandados de busca, apreensão e prisão foram expedidos pela 8ª Vara Criminal de Arapiraca. Os presos são acusados de homicídio, assaltos, entre outros crimes na região.

De acordo com o secretário Lima Júnior, a operação foi desencadeada após serem registrados vinte homicídios em apenas em maio na cidade de Arapiraca. “Foi um número que foge do que vinha acontecendo na cidade, então levamos as forças de segurança do Estado para Arapiraca, para revertermos este quadro”, explicou Lima Junior.

A operação teve início na quarta-feira (01) e até esta sexta (03), foram realizadas sete prisões e uma pessoa morreu. Além disso foram apreendidos dois revólveres; dezoito munições de fuzil 762, de uso restrito; cinco munições de .30, uma arma antiaérea capaz de derrubar helicóptero e perfurar carro forte; além de oito bananas de dinamites.

Dos sete, apenas os presos hoje foram identificados: quatro aconteceram hoje: José Alderivan da Paz, preso em cumprimento de mandado; Marcos Robério dos Santos, preso por com arma, posse de munição de uso restrito; Maxwell Queiroz Silva, preso por posse irregular de arma de fogo; e Alexandre dos Santos Barbosa, com ele os policiais encontrara as bananas de dinamite, uma balaclava e um par de luvas.

Pelo material apreendido, a Secretaria de Segurança Pública acredita que Alexandre dos Santos Barbosa poderia estar programando um assalto a agência bancária ou a carro-forte. “Essa munição tem poder de derrubar um helicóptero, mas também pode abrir carro forte. Avaliando ele estava com a munição, oito bananas de dinamite, balaclava e luvas, isso nos leva a crer que ele estaria programando um assalto a alguma agência bancária ou a alguma carro forte”, disse o secretário.

Durante a coletiva, o secretário destacou ainda que a operação vai continuar acontecendo, junto com diversas outras atividades dos órgãos de segurança do Estado para reduzir os crimes na região.

“Estamos trabalhando em Arapiraca com Bope, Batalhão de Polícia Rodoviária, Força Tarefa da Polícia Civil, Asfixia, além do Serviço de Inteligência da Polícia Civil. Também será iniciada na cidade as Operações Integradas da Secretaria de Segurança Pública e a Operação Sossego. Arapiraca será nossa prioridade”, destacou Lima Junior.

Além da parte ostensiva, a Polícia Civil também irá fazer um mutirão para concluir os inquéritos pendentes. “Hoje existem duzentos inquéritos pendentes e vamos trabalhar serão finalizados. Dos vinte homicídios ocorridos no mês de maio em Arapiraca, doze já estão solucionados e com autores identificados. Alguns deles já estão presos”, disse o Delegado Geral da Polícia Civil, Paulo Cerqueira.