Interior

Seminário debate atendimento às vítimas de violência sexual no Agreste e Sertão

Evento acontece nesta quinta-feira (12), às 8 horas, na sede do CRIA, em Arapiraca

Carla Cleto

Durante seminário será discutido o fluxo de assistência às vítimas de violência sexual

A Secretaria de Estado de Saúde promove nesta quinta-feira (12), a partir das 8 horas, o I Seminário sobre o Atendimento às Vítimas de Violência Sexual no Agreste e Sertão de Alagoas. O evento acontecerá no Centro de Referência Integrado de Arapiraca (CRIA) e vai reunir coordenadores da Atenção Básica, profissionais da saúde e educação e, também, representantes dos Conselhos Tutelares da II Macrorregião de Saúde.

Os trabalhos terão início com o credenciamento dos participantes, seguido de uma apresentação da Rede de Atenção às Vítimas de Violência Sexual (RAVVS). O seminário é para discutir a construção do Plano Estadual de Combate à Violência Sexual, incluindo a definição do fluxo de atendimento da rede e avaliar os desafios e diagnósticos da área.

A primeira palestra está prevista para as 9h40, focada no tema “Como o Conselho Tutelar age nos casos de violência sexual: o que temos a ver com isso?”. A apresentação será realizada pelo bacharel em direito e membro do Conselheiro Tutelar de Luziápolis, em Campo Alegre, Yalisson Guedes.

Na sequência, os participantes assistirão a uma palestra da assistente social Maria Brasil, sobre “O acompanhamento familiar às vítimas de violência sexual”. O seminário será concluído com a fala da assistente social da Sesau, Elisabeth Toledo, que tratará do papel da Atenção Primária no acompanhamento às vítimas de violência sexual.

Atendimento – A RAVVS oferece assistência multidisciplinar em saúde, com transporte entre os pontos de atenção 24 horas por dia, de domingo a domingo. A Rede pode ser acessada através dos telefones 0800 284 5415, 3315-2059 e 9 8882-9765 e atua de forma integrada com os órgãos de segurança pública, a exemplo do Instituto Médico Legal (IML) e delegacias.