Celebridades

Jéssica Ellen revisita sua história com a umbanda e mergulha na fé para lançar ‘macumbeira’

Jéssica Ellen é mulher de muitas faces. Tem – e quer! – mostrar ao público todas elas. Um bom exemplo disso é que a atriz e cantora, que dá vida à personagem Camila, em “Amor de mãe”, disponibilizou seu mais novo disco para os fãs. Segundo a artista, trata-se de um mergulho na própria fé, nas histórias de quando era criança, conversas com a família e pesquisa – processo pelo qual passou durante a quarentena, quando “Macumbeira” foi concebido.

“Vim de uma família grande, buscava doces de São Cosme e São Damião quando era criança… Então, sempre fez parte do meu cotidiano. Quis fazer uma homenagem ao meu avô (com quem ela teve o primeiro contato com a Umbanda), pesquisar sobre o material, também resgatando histórias da minha mãe, tias”, conta ela sobre o disco, o segundo da sua carreira.

Nas canções, Jéssica homenageia as entidades presentes em sua religião. Para ela, é também uma forma de autoafirmação, ressignificação e feminismo. Uma peça na engrenagem contra o preconceito. Mas tudo isso de uma forma menos combativa, já que, como ela mesma defende, quer entregar sua mensagem com amor.

Jessica Ellen Foto: Divulgação – Gabriella Maria

” O fato de poder falar sobre o amor e fé é acalentador, muito importante. Tenho o desafio para manter o empoderamento, autoafirmacao, feminismo e as questões raciais. Mas, sobretudo, é sobre amor. É como a minha personagem (Camila, em “Amor de Mãe”) diz: ser guerreiro o tempo inteiro é pesado. Então, é tudo isso, mas também falando de amor. Transformar essas chagas da sociedade”, reflete ela, ao fazer o paralelo entre o papel que interpreta na TV e a realidade.

Jéssica acrescenta que está num momento feliz em sua vida – e ansiosa sobre como o público receberá seu novo trabalho. Mais do que isso, sente-se grata ao olhar para trás e ver o que conquistou em sua vida, ao lembrar da menina que sonhava em viver de arte.

“Eu sinto muita gratidão. Não foi fácil chegar até aqui. Estou num momento muito feliz. Já passei por muita coisa, fiz muitos testes e não fui aprovada, talvez pela imaturidade. Mas valeu cada esforço. Acordar cedo, voltar para casa tarde, estudar o dia todo”, afirma atriz, que acha uma responsabilidade ser encarada como espelho e referência por jovens que a acompanham:

Jessica Ellen Foto: Divulgação – Gabriella Maria

“Servir de espelho… Muita responsabilidade. Estou no início da minha caminhada. Sinto aquele calor no coração, mas mantenho os meus pés no chão. Não à toa, as cenas da formatura e do hospital (na novela) foram as que as pessoas mais se identificaram. Recebi muitas mensagens. É muito bonito”.

Em “Macumbeira”, Jéssica teve a primorosa participação de Pretinho da Serrinha, que gravou da casa dele, em São Paulo; da irmã caçula, Enjoyce; além da atriz veterana Zezé Motta.

“Fiquei muito feliz de ele ter aceitado o convite. A música com a Zezé é especial, fala de cuidado, colo de avó, carinho. Fui até a casa dela e quando estávamos tirando fotos, coloquei a música para tocar. Não me segurei e chorei.”

Jessica Ellen e Zezé Motta Foto: Reprodução – Instagram

Sobre a novela, Jessica acrescenta que as gravações foram concluídas no ano passado. Mas até ela que integra o elenco está ansiosa para que a produção volte à TV. Isso porque sabe os desfechos apenas das personagens de seu núcleo:

“Estou na expectativa, assim como todo mundo. Porque só sei o final da minha personagem, da do Chay (Sued) e da Adriana (Esteves”).

Jessica Ellen Foto: Divulgação – Gabriella Maria