Categorias: Cultura

Livro incentiva o resgate da história de Alagoas

As impressões de José Bento da Cunha Figueiredo Júnior nas viagens pela província de Alagoas são reveladas

Divulgação

Divulgação

A solenidade de lançamento do livro “Viagens de Bento da Cunha Figueiredo Júnior à província das Alagoas” aconteceu no salão nobre Presidente Orlando Araújo, localizado no Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas (Ihgal).

Em formato de diário, o livro revela as impressões que o então presidente da província de Alagoas, José Bento da Cunha Figueiredo Júnior, teve ao percorrer as terras da província.

O projeto que resgata parte da história de Alagoas teve apoio do governo do Estado, por intermédio do Gabinete Civil.

“A divulgação das viagens por meio de um livro é um mecanismo inteligente para construir e disseminar o conhecimento da história, da geografia e da cultura”, disse Álvaro Machado.

O secretário-chefe do Gabinete Civil faz a apresentação do livro e ressalta a preocupação do presidente em levar desenvolvimento para o interior.
“Com as viagens, o estadista se preocupava com as pessoas, com as comunidades, com a possibilidade de levar progresso e desenvolvimento para as regiões mais pobres”, enfatizou.

Em seu discurso, o presidente do Ihgal, Jayme Lustosa de Altavila, agradeceu pelo apoio. “O governador Teotonio Vilela Filho sempre é sensível aos nossos apelos e como conhecedor da instituição, firmou um convênio para reeditar estes importantes e raros levantamentos da província de Alagoas”, afirmou.

Ainda de acordo com o presidente do Ihgal, foram realizadas pesquisas durante nove meses.

“Hoje o nosso acervo é de 20 mil volumes entre obras gerais, raras e autores alagoanos, cuja destinação é auxiliar os trabalhos de pesquisa. Ao deparar-me com o rico acervo que retratava a província de Alagoas, não tinha escolha senão, publicá-lo”, disse.

Recentes