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Após protesto, Arsal disponibiliza mais quatro viagens para Marechal Deodoro

Arsal

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Um ônibus e quatro viagens a mais (em horário de pico) serão disponibilizados, a partir da próxima segunda-feira, 30, para os usuários da linha Marechal Deodoro/Maceió, que integra o Sistema de Transporte Rodoviário Intermunicipal de Passageiros Convencional. O anúncio foi feito na tarde desta quarta-feira, 25, pela diretoria da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Alagoas (Arsal), após reunião com moradores da região e com o representante da empresa Real Alagoas, Francisco Galvão.

Os encontros ocorreram depois que um grupo de manifestantes bloqueou nesta manhã, um trecho da AL 101 Sul, em protesto contra a falta de ônibus intermunicipal.

Patrícia Medeiros, diretora executiva da Arsal, explicou que a fiscalização de transporte na região também será reforçada para garantir o cumprimento dos horários e coibir a superlotação. Paralelamente, a empresa Real Alagoas deve apresentar a Agência uma escala com o novo quadro de viagens e respostas a outras demandas dos usuários, a exemplo de mudanças no itinerário.

A comissão composta por cinco representantes da comunidade solicitou o aumento da frota de ônibus – de três para cinco – e a diminuição dos intervalos entre os horários. Os passageiros alegaram que estão sendo prejudicados com a redução no número de veículos e, consequentemente, com a superlotação.

Em caráter imediato, o representante da Real Alagoas garantiu um ônibus e quatro horários de viagem nos trajetos Marechal Deodoro/Maceió e Maceió/Marechal Deodoro, a partir de segunda-feira, e afirmou que a empresa fará uma análise da possibilidade de colocar outros veículos e horários, caso exista demanda.

Durante a reunião com os passageiros, a diretora executiva frisou que a Agência está sempre de portas abertas para atender a população e pediu que os moradores evitassem bloquear as vias públicas. Ela destacou que a Arsal cumpre seu papel de zelar pelo interesse dos usuários, estando atenta também ao equilibro econômico-financeiro das empresas de ônibus e dos permissionários, mediando soluções benéficas para todos.

Patrícia Medeiros lembrou ainda que, além do transporte convencional (ônibus), a linha Marechal Deodoro/Maceió conta com 39 veículos complementares licitados, realizando mais de 150 viagens diariamente.

Ela esclareceu também a denúncia, formulada pelos passageiros, de que a Real Alagoas estaria cobrando uma tarifa acima do reajuste aprovado pela Arsal, explicando que a tarifa da respectiva linha convencional era R$ 3,25 e, com o reajuste de 8,23%, passou para R$ 3,50.

“A questão é que, antes do aumento, a empresa estava praticando uma passagem promocional de R$ 3,00, mas o valor real era R$ 3,25”, explicou, orientando que qualquer cidadão pode acessar as tabelas tarifárias do Sistema de Transporte Rodoviário Intermunicipal de Passageiros Convencional e Complementar na página eletrônica da Arsal, no link: http://www.arsal.al.gov.br/tarifas/transporte/.

Também participaram das reuniões, as diretoras executivas Eliane Merten e Eulália Moraes, o gerente de Transporte da Arsal, Ygo Costa, e outros técnicos da Arsal.