Categorias: Saúde

Alagoas cumpre a primeira fase de execução do Plano de Combate ao Aedes Aegypti

Na próxima etapa de execução, que começa em fevereiro, serão realizadas inspeções mensais; de março a junho, as atividades passam a ser bimestrais

Carla Cleto/Sesau

Carla Cleto/Sesau

A força-tarefa contra o mosquito transmissor da dengue, febre chikungunya e zika vírus continua com as atividades de inspeção dos domicílios e instalações públicas e privadas nos 102 municípios alagoanos. Nesta quinta-feira (28) e sexta-feira (29), quando encerra a primeira fase de execução do Plano de Ação de Combate ao Aedes aegypti, serão visitados quatro municípios e três bairros de Maceió.

Nesta quinta-feira (28), a força-tarefa vai passar por Poço das Trincheiras e Cacimbinhas e, em Maceió, pelo bairro Clima Bom. Já na sexta-feira, a inspeção acontece no município de Maravilha e, na capital, pelos bairros Santos Dumont e Cidade Universitária. A ação conta com a participação de agentes de combate a endemias, agentes comunitários de saúde, forças armadas, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e policiais militares.

De acordo com o Plano de Ação elaborado pela Defesa Civil, a campanha de combate ao Aedes aegypti, iniciada em dezembro de 2015, prossegue até junho de 2016. Na próxima etapa de execução, que começa em fevereiro, serão realizadas inspeções mensais; de março a junho, as atividades passam a ser bimestrais.

Cuidados – A manutenção dos cuidados para evitar a proliferação do mosquito continua sendo a estratégia mais efetiva. Dentre eles, estão a eliminação de criadouros; a proteção dos depósitos de água; a coordenação, o monitoramento e o apoio ao trabalho dos agentes de endemias; a realização de mutirões de limpeza; e a denúncia de imóveis abandonados e fechados que podem albergar grandes quantidades de criadouros.