Categorias: Maceió

Estado instala Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional

Ascom/Seades

Estado instala Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional

O secretário de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social, Antônio Pinaud, empossou, nesta segunda-feira (25), os integrantes da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan) em Alagoas.

O colegiado tem a missão de garantir a aplicação dos preceitos e execução das ações previstas pelo Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) no Estado.

Na reunião, também foi apresentada uma proposta de agenda de atividades, assim como atribuições e competências da Caisan. De forma geral, a Segurança Alimentar e Nutricional consiste na realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, tendo como base práticas alimentares promotoras de saúde que respeitem a diversidade cultural e que sejam sustentáveis. 

A solenidade contou com a presença do coordenador-geral de Implantação do Sisan, Élcio Magalhães, que representou o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) e explicou a importância do grupo empossado na coordenação e acompanhamento das políticas públicas de Segurança Alimentar e Nutricional no Estado.

“Com a Câmara poderemos potencializar a execução de algumas políticas, como, por exemplo, o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), as ações que são voltadas para fortalecer a agricultura familiar, os restaurantes populares, e outros programas como o banco de alimentos”, disse o coordenador.

Magalhães também frisou que a Seades é a protagonista da ação, mas não pode ser a única instância envolvida. “O papel da Seades é ser o carro-chefe, puxar e coordenar essa ação. O secretário Antônio Pinaud deve incentivar a participação de outras secretarias, pois a segurança alimentar é uma questão intersetorial, então é fundamental a participação de todos”, afirmou.

O secretário Antônio Pinaud manifestou seu otimismo, a partir da instalação da Câmara Intersetorial, com a efetivação dos direitos do cidadão alagoano a uma alimentação de qualidade. “Este foi um grande passo do governo para fortalecer e fazer acontecer o Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional no Estado de Alagoas. Nós estamos revitalizando a Câmara Intersetorial. Os gestores estaduais já tomaram posse e a principal ideia é a elaboração do Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional”, disse.

A primeira reunião da Câmara sesta marcada para o dia 8 de agosto, na sede da Seades.