Categorias: Política

ALE: Servidores paralisam atividades e impedem votações importantes

A mobilização ocorre no momento que o parlamento se prepara para votar o Orçamento e várias peças importantes encaminhados pelo Governo do Estado para o exercício de 2014.

Alagoas24horas/arquivo

Eduardo Fernando, presidente do sindicato dos servidores da ALE

Os servidores da Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas (ALE) decidiram paralisar as atividades do parlamento – a partir desta quarta-feira, 18 – por tempo indeterminado e com indicativo de greve. A mobilização ocorre no momento em que o parlamento se prepara para votar o Orçamento e várias peças importantes encaminhados pelo Governo do Estado para o exercício de 2014.

A categoria não retornará aos trabalhos até que seja sinalizado o pagamento do mês de dezembro, férias e 13º salário dos servidores. De acordo com o presidente do sindicato da categoria, Eduardo Fernando, todos os anos “é a mesma ladainha” e que para solucionar o problema seria necessário um crédito suplementar no montante de R$ 25 milhões.

“Dois duodécimos resolveria a nossa situação, agora todos os anos é a mesma coisa e ficamos mendigando para receber um dinheiro que temos direito, que é o nosso salário”, destacou Fernando ao Alagoas24horas. Ainda segundo ele, os servidores da casa estão sobrevivendo com empréstimos tomando junto a Caixa Econômica Federal.

A escolha da paralisação, segundo Fernando, se deu por dois motivos: pelo pagamento da folha salarial do Estado e pela votação da peça orçamentária de 2014, encaminhada pelo executivo estadual. “E não é só isso, vários projetos, emendas e peças importantes do governo tem que ser votada até o final do ano, mas sem dinheiro para pagar as contas os servidores não trabalham”, enfatizou.

Ele destacou ainda que ontem, o sindicato e a associação que representa os servidores, se reuniu com o governador Teotonio Vilela. Segundo Fernando, Vilela se mostrou sensível a situação e que estudaria a possibilidade de encaminhar a suplementação orçamentária o mais rápido possível.

“Enquanto isso, estou ligando para os servidores e retirando ele dos gabinetes e os concentrado na porta da ALE, para que desta forma possamos mostrar que não estamos satisfeito”, enfatizou.