Categorias: Agenda

Ivete Sangalo ouve e adora novo álbum do cantor Wado

Alzir Lima/HollyShot

Alzir Lima/HollyShot

O cantor e compositor Wado, catarinense radicado em Maceió/AL, lançou seu nono álbum, intitulado Ivete. Com o disco, Wado mergulhou de vez nas sonoridades do axé e ijexá. Em entrevista ao jornalista do O Globo,  Luccas Oliveira, a musa do axé e inspiração para o álbum, Ivete Sangalo, ouve todas as músicas e aprova o disco de Wado.

Após ouvir uma das faixas, Ivete solta um “Bom para c****!” e elogiou a voz do artista. A cantora baiana finaliza a entrevista dizendo que adorou o disco e que iria ouvir o álbum com mais calma.

Álbum Ivete

O nome do álbum vem da perspectiva bem humorada do artista de que sempre fez música “que nem a da Ivete”, no sentido de características populares em seu som, que já trabalhou sonoridades como as do samba e do funk ao longo de seus quinze anos de carreira. A proposta agora é ir além do que já foi feito em seu Atlântico Negro (2009) e “esmiuçar o ritmo e vasculhar os guetos” do axé, em suas palavras.

“Ivete é a musa a não ser alcançada, ela é norte, mas não é ela quem canta o disco”, explica Wado, “ela é a musa intocada da empreitada”.

A escolha de Alabama como primeiro single da obra vem do conteúdo da canção. “O axé que me comove é muito político, de cunho racial e social”, conta o músico.

A faixa, composta em parceria com Thiago Silva (Sorriso Maroto), faz referência a Strange Fruit, gravada por Nina Simone e Ella Fitzgerald, e fala de negros enforcados e suspensos em árvores nas plantações norte-americanas. “Musicalmente, evoca os primeiros discos solo de Moraes Moreira, ainda nos anos setenta, principalmente a guitarra baiana de Armandinho nesses álbuns”, explica ele, “e na temática e ritmo, remete à primeira safra de axés do meio dos anos oitenta”.

Esse espírito flui ao longo do repertório, que evoca Carlinhos Brown e Timbalada, regrava Gilberto Gil e Moreno Veloso e traz ainda parcerias com Zeca Baleiro, Momo e Marcelo Camelo, além do já mencionado Thiago Silva também em outra faixa. Curioso em seus formatos e interessante para além de sua proposta, Ivete coloca Wado deslocado do universo do qual é conhecido e mostra que ainda sabe ir a lugares interessantes e gerar música com frescor e leveza a partir dessa inusitada proposição no diálogo tanto com a tradição, quanto com o contemporâneo.