Galeria Gamma abriga as exposições “De Familia” e “Le Petit Dassine”

Galeria Gamacartas

A Galeria Gamma recebe duas exposições simultâneas, entre os dias 27 de setembro e 11 de novembro. No térreo da Galeria, a coletiva “De Família”, com curadoria do arquiteto Henrique Gomes, faz uma leitura contemporânea sobre as novas composições familiares por meio de 12 fotografias captadas pelo celular. Enquanto o 1º piso apresenta a instalação “A Tenda e Le Petit Dassine – cores e intuições para um Oráculo Lenormand”, da artista plástica mineira Ddaniela Aguilar. A abertura das exposições acontece dia 27, às 19h30.

De Família

Na mostra coletiva “De Família”, a fotografia será o recurso usado para dissecar as novas – e velhas – composições familiares. Para contextualizar o tema, o curador  Henrique Gomes convidou os jornalistas Clevis Oliveira e Tayanara Pretto, a arquiteta Daniela Amorim e o artista italiano GianLuca Guglielmi, para traduzir, por meio de imagens, alguns “modelos de família”.

“Para essa exposição quis me apropriar de novos modelos não só de família, mas também queria dialogar com novos olhares.  E já que o celular é o recurso tecnológico que mais fazemos uso, basta zapear as redes sociais para se dar conta, resolvi usar essa ferramenta digital na exposição”, conta Henrique Gomes. E completa:  “Então, convidei quatro profissionais de áreas distintas, que os acompanho nas redes sociais, para se apropriarem do tema Família. Cada um me trouxe uma leitura bem particular das famílias que de algum modo “cruzaram” seus caminhos. É uma exposição que tem tudo a ver com a cultura contemporânea e o processo histórico atual”, detalha.

 “Cada profissional convidado tem um jeito muito particular de se expressar nas redes sociais. Na verdade, a fotografia de cada um deles, é muito mais que uma experiência visual, são discursos sociais e antropológicos que nos fazem refletir sobre o mundo contemporâneo ao qual estamos inseridos”, garante Gomes.

Le Petit Dassine

A mineira Ddaniela Aguilar traz para Maceió a instalação “A Tenda e Le Petit Dassine – cores e intuições para um Oráculo Lenormand”,  que  esteve em cartaz em abril deste ano, na Monica Filgueiras Galeria, em São Paulo.

Composta por pinturas com dimensões variadas, dispostas em forma de tapetes superpostos e que dinamizam a simbologia das 36 ilustrações das cartas do oráculo Le Petit Dassine, que será juntamente  lançado em edição especial assinado pela artista.

A tenda de Daniela é uma viagem no tempo. Um acesso possibilitado por campos mórficos que propiciam a leitura ativadora de informações cifradas nas imagens dos sonhos e nas histórias das pessoas. É na intimidade da tenda que a artista convida quem chega a tomar as cartas e abrir seu jogo.

O livreto escrito por Sonia Fariah, que também faz parte da exposição, é um convite para que as pessoas experimentem a tenda casa-corpo-território da artista, desde a leveza das histórias, compostas no jogo das cartas sobre os caminhos, escolhas e destino, que é o suporte-pretexto para a formatação da narrativa.

Ddaniela Aguilar utiliza como processo artístico a percepção de experiências de memórias e sonhos, elaborando obras no limite entre a arte e o Design representado em múltiplas linguagens, intervenções, instalações, objetos, pintura, desenhos, estampas, ilustrações e colagem.

Workshop – A artista também ministrará no sábado, dia 1º de outubro,  o Workshop  “Le Petit Dassine LAB”.  O  Laboratório Experimental se propõe a explorar em ações performáticas a linguagem simbólica do Oráculo, objeto suporte da tenda conceitual do Projeto Le Petit Dassine.  Quem fizer o curso vai ter direito a um exemplar do tarô /objeto arte, ilustrado e assinado pela artista.

Serviço

Exposições | De Família”  e “Le Petit Dassine”

Local: Galeria Gamma

Endereço: Av.Luiz Ramalho de Castro, 899 Jatiúca 57036-050 Maceió/AL

Abertura: 27 de setembro | 19h30

Visitação: 28/09 a 11/11/2016

Horários de visitação: Segunda Sexta – 14h às 19h | Sábado – 09h às 13h

LePetitDassine LAB – 01/10 e 05/11 – 10:00 às 12h30

Mais informações: 3377 3979

Fonte: Galeria Gamma

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos