Estudantes ocupam campus do Ifal em Marechal Deodoro

Sandro Quintella/Real Deodorenseifal marechal

Mais de 150 alunos de diversos cursos do Instituto Federal de Alagoas(Ifal) ocuparam nesta quarta-feira, o campus de Marechal Deodoro, em protesto contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 241, que prevê teto para os gastos públicos por 20 anos e uma Medida Provisória (MP) do Governo Federal que reforma o ensino médio em todo país.

Em Alagoas, outros dois campi estão ocupados desde a semana passada: Satuba e Santana do Ipanema. Bruna Morais, que está concluindo o curso de Meio Ambiente, em Marechal Deodoro, afirma que quase 200 alunos deliberaram pela ocupação, que conta com o apoio de alguns professores.

A estudante explica que enquanto durar a ocupação, as aulas estarão suspensas. Já os aulões preparatórios para o Enem e o projeto Pré-Ifal, serão mantidos. “Estamos mobilizados não só nos campi, mas também alunos de uma escola estadual, em Arapiraca e vamos permanecer acampados até que haja a segunda votação da PEC, que deverá ocorrer na semana que vem. A partir dessa votação, realizaremos nova assembleia para deliberar novos rumos”, disse.

Sandro Quintella/Real Deodorenseifal marechal2

Para os estudantes, a participação de alunos de três campi representa um avanço em Alagoas. “Para nós o processo é vitorioso. Os estudantes que não aderiram à ocupação, ao mesmo estão discutindo o assunto. Há uma dificuldade para alunos secundaristas aderirem a esse tipo de mobilização por causa da falta de compreensão dos pais”, argumentou.

Nota do Ifal

O Instituto Federal de Alagoas – Campus Marechal Deodoro informa à comunidade que todas as atividades do Campus estão suspensas, incluindo o 5º Workshop de Gastronomia e Hospedagem, que seria realizado de 24 a 27 de outubro.

O evento será remarcado e a nova data será informada aos participantes pelo site www.marechal.ifal.edu.br .

A direção do Campus já comunicou o fato à Reitoria do Ifal e mantém um canal de diálogo com os estudantes para que o patrimônio público seja preservado durante a ocupação.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos